Eventos

JANEIRO:

Festa de Santos Reis: Tradicional Festa de Santos Reis, realizada na praça da Igreja, evento cultural religioso a fim de valorizar, resgatar e manter nossas culturas.

 
 

FEVEREIRO:

Carnaval de Rua,  Eleito como um dos melhores e mais tradicionais do interior Paulista, constituído por cinco escolas de samba e um bloco. Evento o qual reúne mais de 50 mil foliões durante seus quatro dias de realização, trazendo turistas de todo o estado de São Paulo e Sul de Minas.

  

MARÇO:

Programação de Aniversário da Cidade de Batatais


Festa do Peão de Boiadeiro:
Tradicional festa do Peão, com provas hípicas e montarias profissionais em touros, exposições e shows de renome nacional. O evento é organizado pela Associação dos Cavaleiros Amigos da Estancia Turística de Batatais (ACAEB) e reúne aproximadamente 60 Mil pessoas durante seus cinco dias de realização.

Festival Nacional de MPB: A Prefeitura de Batatais realiza no mês de março, em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura e o ABAÇAÍ – Cultura e Arte, o Festival Nacional de Música Popular Brasileira. Na primeira edição foram mais de 460 músicas inscritas e sucesso de público e de crítica. O festival é realizado em frente a Estação Cultura José Olympio tendo a finalidade de aprimorar e desenvolver a cultura musical, incentivar a MPB, valorizar os adeptos da música, estimular e descobrir novos talentos e promover a difusão, o fomento e o intercâmbio artístico-cultural.

Exposições de Orquídeas: Tem por objetivo primordial, o estudo das Orquídeas, difusão da orquídicultura em nosso pais, o estudo da cultura, ambiente natural, doenças,  pragas e meios de defesa e preservação. Além da bela e harmônica exposição, o evento oferece cursos de cultivo e palestras alusivas ao tema, reunindo expositores de todo o Brasil.

  

 ABRIL:

Encenação da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo.  A Encenação da Paixão de Cristo é um significativo evento celebrado tradicionalmente ao Ar livre na Sexta-Feira Santa, no sambódromo “Carlos Henrique Cândido Alves”, envolvendo a comunidade pertencente à Paróquia Santa Rita de Cássia e voluntários de todo o município, com o objetivo de valorizar, resgatar e manter nossa cultura, integrar a comunidade, nossas tradições, nossa fé e promover a manifestação da cultura popular. A Encenação é apresentada pelo Grupo Ministério Teatral Santa Joana D´Arc. O evento reúne aproximadamente 8.000 Pessoas.

Batatais Car Show 1ª Etapa: Já tradicional no município, trata-se de um campeonato de som automotivo, reunindo admiradores e competidores de toda região.  O evento conta com praça de alimentação, boate, exposições e quebra de recordes em diversas categorias. O evento ocorre na primeira quinzena do mês de abril e novembro.

   

MAIO: 

Feira do Amor: Realizada por entidades sociais do município para arrecadar fundo, com exposições e comercialização de produtos artesanais. O evento conta também com apresentações de artistas do município.

Feira do Livro: A feira do livro de batatais é realizada pela Prefeitura Municipal, secretaria municipal de educação e cultura em parceria com a associação estação Cultural. O evento conta com a participação das principais editoras do país, espaço para o escritor independente, entrega de cheque livro aos alunos da rede municipal de ensino, palestras, oficinas, cursos, apresentações culturais e exposições.

 

  

JULHO:

Festa do Leite: Tradicional evento agropecuário realizado pela prefeitura municipal, evento o qual é reconhecido como uma das melhores festas do gênero no pais, e reúne mais de 200 mil pessoas durante seus dez dias de promoção, o evento conta com grandes shows de renomes nacionais, rodeio, exposições, torneios, cursos, palestras, desfiles, leilões, praça de alimentação, Boate, parque de diversões, exposições de pequenos animais entre outras atividades.

  

AGOSTO:

Moto Fest: Trata-se de encontro de motoqueiros da Região e também de todo o Brasil, com a finalidade de promover o esporte ciclístico e confraternizar-se e para integração. O evento conta com apresentações de manobras radicais, Shows Regionais e praça de alimentação.
O evento é realizado no período diurno e noturno. Ocorre na primeira quinzena do mês de agosto.

Festival do folclore: Festival em comemoração ao dia do folclore (22/08), com danças típicas, congadas, catira, moçambique, maculelê, músicas de raiz, sanfoneiros, cayapós, encomenda para as almas, entre outros. No evento se apresentam companhias de Batatais e região, o mesmo ocorre todo o final de semana da segunda quinzena de Agosto.

  

SETEMBRO:

Festival Gastronômico e Cultural di San Gennaro: Tradicional evento italiano que ocorre no entorno da praça central do Santuário Senhor Bom Jesus da cana Verde (Igreja Matriz), com variados shows italianos, exposições de carros antigos, exposições de artes e artesanatos e a mais típica comida italiana  regada a bons vinhos. O evento se realiza na primeira quinzena de Setembro, e reúne um publico de aproximadamente 80.000 pessoas, sendo em sua maioria turistas de todos os Estados Brasileiro.

  

OUTUBRO:

Encenação do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida: Ocorre anualmente em nossa cidade a encenação do encontro da imagem de nossa senhora Aparecida, promovida pela paroquia Santa Rita de Cássia, com o objetivo de resgatar, integrar a comunidade, nossas tradições, nossa fé e promover a manifestação da cultura popular. Realizado na represa do Parque Náutico, o evento reúne mais de 5.000 pessoas de Batatais e Região.

    
 

NOVEMBRO:

Batatais Car Show 2ª Etapa: Já tradicional no município, trata-se de um campeonato de som automotivo, reunindo admiradores e competidores de toda região.  O evento conta com praça de alimentação, boate, exposições e quebra de recordes em diversas categorias. O evento ocorre na primeira quinzena do mês de Novembro e Abril.

 
 

DEZEMBRO:

Natal Encantado: Tratasse de um festejo natalino tradicional no município, são decorações natalinas nas principais praças da cidade, com apresentações musicais, teatrais e carreatas. As apresentações são realizadas na Praça Barão do Rio Branco e Praça Cônego Joaquim Alves (Santuário Bom Jesus da cana Verde) reunindo aproximadamente 300 mil pessoas durante todo o mês de Dezembro.