Dados Gerais

Eventos

JANEIRO:

Festa de Santos Reis: Festa de Santos Reis: Uma festa popular que se acontece diante da igreja construída em homenagem aos três ilustres personagens bíblicos - Melchior, Baltazar e Gaspar, os três Reis Magos. Este evento cultural e religioso é concebido para enaltecer, preservar e promover o folclore local e regional. A festividade é organizada pela Associação Folclórica de Batatais, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e ocorre na praça da Igreja de Santos Reis, situada no alto da Vila Cruzeiro. O evento atrai a participação de mais de 10 mil pessoas, tornando-se um ponto alto no calendário local.

 
 
 
FEVEREIRO:

Carnaval Popular e Desfiles de Escolas e Blocos: Eleito como um dos melhores e mais tradicionais do interior paulista, o Carnaval de Batatais destaca-se com a participação de escolas de samba e blocos carnavalescos nos desfiles realizados no Sambódromo "Carlos Henrique Cândido Alves". Nos últimos anos, a cidade incorporou também os blocos de rua, atraindo milhares de pessoas que seguem o trio elétrico pelas principais vias urbanas. Esses eventos reúnem mais de 50 mil foliões ao longo dos quatro dias de festividade, atraindo turistas principalmente de todo o Estado de São Paulo e do Sul de Minas Gerais.

  

 

MARÇO:

Programação de Aniversário da Cidade (14/03) com Exposição de Orquídeas, Exposição de Antigomobilismo e o evento Comemora Batatais.

Na Exposição de Orquídeas, realizada nas dependências do Claretiano – Centro Universitário, o objetivo primordial é o estudo das flores, a promoção da orquidicultura no país, a pesquisa sobre cultura, ambiente natural, doenças, pragas e métodos de defesa e preservação. Além de ser uma exposição bela e harmoniosa, organizada pela Associação Batataense de Orquidófilos com o apoio da Prefeitura, ela oferece cursos de cultivo e palestras relacionadas ao tema, atraindo expositores e turistas de todo o Brasil.

A Exposição de Antigomobilismo, realizada no entorno do Lago Artificial, tem crescido anualmente, contando com a presença de colecionadores da cidade, região e até de outros estados. A organização é da Associação Batataense de Antigomobilismo.

O evento Comemora Batatais reúne feiras de artesanato e gastronomia, atividades recreativas, música ao vivo e prestação de serviços no Lago Artificial, sendo organizado pela Secretaria de Cultura e Turismo.

 

  

 

ABRIL:

Encenação da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo: A Encenação da Paixão de Cristo é um evento de grande significado, tradicionalmente celebrado ao ar livre na Sexta-Feira Santa, no Sambódromo "Carlos Henrique Cândido Alves". Este evento envolve ativamente a comunidade ligada à Paróquia Santa Rita de Cássia, bem como voluntários de todo o município, com a nobre missão de valorizar, resgatar e preservar a rica cultura local. A encenação busca, ainda, integrar a comunidade, unindo-a através de suas tradições e fé.

A apresentação, a cargo do Grupo Ministério Teatral Santa Joana D'Arc, atrai aproximadamente 10 mil espectadores, tornando-se um momento de profunda reflexão e conexão espiritual para todos que participam desse evento marcante.

   

 

MAIO: 

Feira do Amor: Promovida por entidades sociais do município, a Feira do Amor tem como propósito angariar fundos por meio de exposições e venda de produtos artesanais. Além disso, o evento é enriquecido com apresentações de talentosos artistas locais, proporcionando uma linda experiência cultural para os participantes. 

  

JUNHO:

Dia Municipal do Rock: Um evento promovido pela Secretaria de Cultura e Turismo, o Dia Municipal do Rock acontece em frente à Estação Cultura “Editor José Olympio”. Nele, bandas de rock locais se juntam a convidados destacados do cenário nacional, criando um ambiente envolvente. Com uma praça de alimentação e uma feira de artesanato, o evento proporciona boa música em um clima de grande alegria e celebração.

Festival Sertanejo: O destaque da música raiz sertaneja ganha vida no evento anual que ocorre no alto da Vila Cruzeiro. Organizado pela Associação Folclórica em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, o Festival Sertanejo promove um mergulho na riqueza musical do sertanejo tradicional.

Arraiá de São João: A festa junina gratuita, aberta a toda a população, oferece uma experiência completa com comidas e danças típicas, shows musicais, decoração diferenciada e uma ampla praça de alimentação. Organizado com esmero pela Secretaria de Cultura e Turismo, o Arraiá de São João reúne centenas de pessoas em uma estrutura montada em frente à Estação Cultura “Editor José Olympio”, proporcionando um ambiente festivo para celebrar as tradições juninas.

 

JULHO:

Festa do Leite: Este tradicional evento agropecuário é promovido pela Prefeitura de Batatais em parceria com o Sindicato Rural, sendo reconhecido como uma das melhores festas do gênero no país. Ao longo de cinco dias, a Festa do Leite atrai mais de 100 mil visitas. O evento destaca-se por grandes shows de artistas nacionais, emocionantes competições de rodeio, exposições, torneios, cursos, palestras, desfiles, uma diversificada praça de alimentação, animada boate, parque de diversões e exposições de pequenos animais, entre diversas outras atividades.

 

  

 

AGOSTO:

Feira do Padroeiro: Realizada às margens do Lago Artificial, a feira presta homenagem ao Padroeiro do município, Senhor Bom Jesus da Cana Verde (06/08). Este evento evidencia o crescimento da cidade como uma Estância Turística, promovendo a venda de produtos que destacam os atrativos locais, além de oferecer shows, exposição e comercialização de artigos artesanais variados e deliciosas opções gastronômicas.

Festival do Folclore: Este festival, em celebração ao Dia do Folclore (22/08), reúne uma rica variedade de expressões culturais, incluindo danças típicas, congadas, catira, moçambique, maculelê, músicas de raiz, sanfoneiros, cayapós, encomenda para as almas, entre outras manifestações folclóricas. O evento, organizado pela Associação Folclórica em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, apresenta companhias de Batatais e região durante o final de semana da segunda quinzena de agosto.

  

 

SETEMBRO:

Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro e Feira da Independência: O desfile anual ocorre às margens do Lago Artificial “Ophelia Borges Silva Alves”, envolvendo a participação de escolas, entidades sociais, clubes de serviço, representantes das corporações de segurança, além do Tiro de Guerra e da Banda Musical Municipal “Dr. Washington Luís”. Paralelamente, na praça do lago, realiza-se a Feira da Independência, que oferece diversas opções de artesanato e alimentação.

Festival Gastronômico e Cultural di San Gennaro: Este evento tradicional ocorre anualmente, oferecendo uma experiência rica e variada. O festival inclui apresentações musicais italianas e de outros estilos, exposições de carros antigos, encontro de motociclistas, exposições de artes e artesanatos, além da culinária italiana autêntica acompanhada por excelentes vinhos. A festa, realizada na primeira quinzena de setembro ao longo de dois finais de semana, atrai um público de aproximadamente 80 mil pessoas, sendo em grande parte turistas da região e de outros estados brasileiros.

Festa da Paz: Este evento destaca-se por apresentar shows de música gospel, com a participação de bandas e corais locais, bem como a presença de uma atração de destaque no cenário nacional. A promoção, cujo propósito é transmitir uma mensagem de paz, alegria e amor para a população da cidade e região, é realizada em parceria com o Conselho de Pastores de Batatais e é aberta a toda a comunidade.

  

 

OUTUBRO:

Oktoberfest: O mês de outubro é particularmente apreciado por aqueles que têm um gosto apurado pela boa cerveja. Isso se deve ao fato de ser o período típico dos festivais, e Batatais celebra a Oktoberfest, uma festa originalmente alemã que conquistou reconhecimento em todo o mundo. O evento ocorre no Centro de Eventos "Antônio Carlos Prado Baptista", o recinto da Festa do Leite, sendo organizado pelas cervejarias artesanais locais em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Além de uma variedade de cervejas, o festival oferece uma praça de alimentação e apresentações musicais para proporcionar uma experiência completa aos participantes.

Feira do Livro: A Feira do Livro de Batatais é promovida pela Prefeitura Municipal, por meio das secretarias municipais de Educação, Cultura e Turismo. Este evento envolve a participação das principais editoras do país, proporcionando espaço também para escritores independentes. Além disso, destaca-se pela entrega de cheques-livros aos alunos da rede municipal de ensino, oferecendo palestras, oficinas, cursos, apresentações culturais e exposições. A iniciativa busca fomentar o acesso à leitura e promover a cultura no município.

    
 

NOVEMBRO E DEZEMBRO:

Natal Encantado: Este é um evento natalino tradicional no município, marcado pela instalação de decorações em pontos emblemáticos da cidade, como a praça, as ruas e avenidas centrais e o Lago Artificial. Além dos enfeites encantadores, o evento inclui apresentações musicais, teatrais e carreatas, criando um clima festivo que cativa a comunidade local e regional. Ao longo dos últimos dois meses do ano, as atrações atraem um público expressivo, somando aproximadamente 300 mil visitas para celebrar a magia do Natal.