Secretaria do Meio Ambiente informa: Você sabia que é possível reciclar os resíduos orgânicos?

24/05/2023

Boa parte dos resíduos domiciliares é composta por material orgânico proveniente do preparo de alimentos, geralmente descartado no lixo e encaminhado para aterros sanitários. No entanto, existe a possibilidade de direcionar esses resíduos para um destino diferente, transformando-os em algo novo e benéfico para o meio ambiente. Essa transformação ocorre por meio da técnica da compostagem.
A compostagem, conhecida como processo de reciclagem de resíduos orgânicos, converte a matéria orgânica encontrada no lixo em adubo natural, que pode ser utilizado na agricultura, em jardins e plantas, substituindo o uso de produtos químicos.
Para uma compostagem de pequena escala, é possível aproveitar uma variedade de resíduos orgânicos, como restos de frutas, verduras, legumes, grãos e sementes, cascas de ovos e borra de café, entre outros.
Esse processo traz diversos benefícios, como a redução da geração de lixo, a diminuição da quantidade de resíduos enviados aos aterros sanitários, a economia de recursos destinados a esse fim e a transformação dos resíduos em composto orgânico de qualidade.
Com base nessa perspectiva, a Prefeitura de Batatais deu início, no último sábado (20), a um projeto piloto de compostagem no Viveiro Municipal. A atividade contou com a participação do secretário de Meio Ambiente, Lucas Tofetti, de Fulvio Iermano, um dos idealizadores do Projeto Composta Trailer, presente em algumas escolas da rede municipal, além de colaboradores municipais e prestadores de serviço.
O processo consiste em criar camadas alternadas de resíduos secos (grama/mato roçado, folhas e galhos) e resíduos úmidos (orgânicos), até atingir a altura desejada.
A Prefeitura utiliza um triturador de galhos para reduzir o tamanho dos resíduos secos, o que facilita e acelera sua decomposição. É fundamental processar corretamente os resíduos secos e orgânicos, uma vez que essa prática traz inúmeros benefícios.
Nessa atividade, os resíduos orgânicos utilizados são provenientes das sobras da alimentação de uma semana em uma escola da rede municipal. O projeto está em sua fase inicial e já despertou interesse de possíveis parceiros, devido à sua importância para o meio ambiente e para a cidade.
Aqueles que desejarem montar sua própria composteira ou tiverem dúvidas podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, localizada na avenida Doutor Chiquinho Arantes, 301, no Centro, ou ligar para o telefone (16) 3761-0880.