Festival Gastronômico di San Gennaro de Batatais retorna em 2023 após hiato de três anos

23/03/2023

As entidades promotoras do Festival Gastronômico di San Gennaro de Batatais decidiram retomar a realização do evento neste ano. O festival, que tradicionalmente ocorre no mês de setembro, terá como novo palco o entorno do Terminal Rodoviário da cidade, já que a praça central não poderá ser utilizada.

Atualmente, a organização do festival conta com a participação das lojas maçônicas Amor e União, Washington Luís e Cavaleiros de Aço, do Lar São Vicente de Paulo, Rotary e Lions Club.

Flávio Garcia Fernandes, membro da Loja Maçônica Amor e União e presidente da comissão organizadora, afirmou que a estrutura necessária para oferecer o melhor para a população e visitantes está sendo formatada em conjunto com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. “Estamos já formatando, em conjunto com a secretária de Cultura e Turismo, Paula Machado, e o diretor de Turismo, José Paulo Fernandes, toda a estrutura e agradecemos a Administração, na pessoa do prefeito Juninho Gaspar, pela parceria”, disse Flávio.

Durante o período do evento, os passageiros que precisarem utilizar a rodoviária contarão com um local coberto e adequado para que não sejam prejudicados.

As datas do evento serão de 6 a 10 e 15 a 17 de setembro. A Associação das Entidades Promotoras do Festival Gastronômico e Cultural di San Gennaro de Batatais, entidade sem fins lucrativos criada em 1993, tem como objetivo viabilizar, dar sustentabilidade e promover as ações sociais realizadas pelas entidades assistenciais que formam o seu quadro associativo. Desde já, a associação convida toda a comunidade a se integrar para mais um evento, que será a 29ª edição.

A San Gennaro busca sempre resgatar, despertar e manter vivo o interesse público para a cultura do imigrante italiano e suas tradições, além de desenvolver a consciência social da população promovendo o voluntariado e fomentando sua participação em ações filantrópicas.

O evento contará com atrações musicais ao vivo, além de uma programação gastronômica com pratos típicos italianos, como as fogazzas, o file à parmegiana, o frango com polenta, entre outras delícias oferecidas pelas entidades participantes.
O cardápio é harmonizado com bebidas diversas, onde o destaque são os vinhos, sucos de uva e sobremesas italianas, como sorvetes e doces. A expectativa é que o festival volte com toda a força e destaque ainda mais a Estância Turística de Batatais.