Secretaria de Saúde de Batatais apresenta 6 trabalhos no 36º Congresso de Secretários Municipais de Saúde e tem publicações no anuário do evento

22/03/2023

O Cosems/SP (Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo) “Dr. Sebastião de Moraes” realizou, entre os dias 15 e 17 de março, o 36º Congresso de Secretários Municipais de Saúde, na cidade de São Pedro (SP). Na ocasião, a Secretaria de Saúde de Batatais participou do evento, apresentou parte das iniciativas desenvolvidas no município e teve seis trabalhos selecionados para a 19ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios e o 12º Prêmio David Capistrano (veja mais abaixo os temas). As ações serão publicadas no anuário do evento.

“Este evento se destaca como um dos mais importantes na área da saúde pública. Os trabalhos apresentados visam discutir e compartilhar ações e projetos desenvolvidos pelos municípios para aprimorar a saúde pública no país”, explica a secretária de Saúde de Batatais, Bruna Toneti.

Com o tema “35 anos do SUS: caminhos para equidade, universalidade e integralidade na conjuntura atual”, o congresso contou com a presença de diretores, assessores e apoiadores do Cosems/SP, membros do Conasems (Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde), do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde, acadêmicos, instituições de ensino, pesquisadores, técnicos e militantes do SUS de todo o Brasil.

Veja abaixo os trabalhos de Batatais selecionados para a 19ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios e o 12º Prêmio David Capistrano:

• Rede intersetorial: políticas públicas em Batatais para o atendimento integral do núcleo familiar;
  • Publicização e transparência: protagonismo, participação e fiscalização do SUS em Batatais;
  • Projeto Saúde Bucal na Escola: uma experiência intersetorial de promoção da saúde em Batatais;
  • Disseminando conhecimento: intervenção farmacêutica nas UBS’s de Batatais sobre o Diabetes Mellitus;
  • O ensino em saúde sobre o AVC para crianças da rede pública de educação de Batatais;
  • “O que fazer quando seu bebê engasgar?”: uma ação de educação permanente intersetorial em Batatais.