Secretaria do Meio Ambiente fará nova arrecadação de óleo e embalagens para o projeto "Reviva o Óleo", em parceria com empresa de Orlândia

21/03/2023

A Prefeitura de Batatais, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, e em parceria com a empresa Brejeiro, de Orlândia (SP), fará novamente arrecadações para o projeto “Reviva o Óleo”, no dia 24 de março, sexta-feira.

A campanha será realizada em dois pontos de coleta: um no Lago Artificial “Ophelia Borges Silva Alves” e o outro na praça Dr. José Pupim Neto, espaço em frente ao Centro de Eventos “Antônio Carlos Prado Baptista”, o recinto da Festa do Leite.

O projeto tem como objetivo recolher óleo de cozinha usado e embalagens do produto, promovendo o descarte correto. Os munícipes que doarem dois litros de óleo usado poderão levar para casa um recipiente com óleo novo. Já quem optar por levar a embalagem de 900 ml usada de óleo de cozinha receberá um picolé, lembrando que a entrega será conforme disponibilidade do momento, havendo unidades limitadas.

Todo o material arrecadado será enviado à empresa parceira para que seja reutilizado e transformado em biodiesel. O combustível é uma opção aos concorrentes derivados do petróleo, emite menor quantidade de poluentes do que o diesel comum e contribui para a proteção do meio ambiente.
Segundo Lucas Tofetti, diferentemente das edições anteriores, a campanha desta semana terá dois pontos de coleta como forma de facilitar a entrega dos itens pela população. “Reforçamos a importância do descarte correto do óleo de cozinha, pois quando descartado de forma inadequada pode causar malefícios ao meio ambiente, como a impermeabilização e a contaminação do solo, entupimento de redes de esgoto e poluição dos lençóis freáticos. A participação da população é fundamental para o sucesso da campanha e, consequentemente, para a preservação do meio ambiente”, disse o secretário.