Fórum Pró-Cultura vai debater direitos e financiamentos para a cultura; evento terá encontro presencial em Batatais

04/08/2022

A Jornada 2022, promovida pelo Fórum Pró-Cultura da RMRP (Região Metropolitana de Ribeirão Preto), que envolve 34 cidades, acontecerá de forma on-line, nos dias 5 e 7, e presencial, no sábado (6), em Batatais.

A abordagem principal será: “Direitos Culturais e Financiamentos à Cultura em nosso território”.

O evento abordara a produção de conhecimento sobre a garantia constitucional e a elaboração de políticas públicas para garantir sua eficácia. Também estarão entre os assuntos a promoção do direito à cultura com destinação de recursos, o fomento à produção artística, de apoio e suporte à produção da arte e, por fim, de fruição da cultura.

O ponto alto da programação da Jornada 2022 é o encontro presencial em Batatais, com debates e atrações musicais, no sábado, das 8h30 às 16h30, na Estação Cultura Editor José Olympio (praça Dr. Antônio Teodoro de Lima s/nº, no bairro Castelo).

O prefeito de Batatais, Juninho Gaspar, participará explanando sobre as atualizações da Lei 1290/2016, que instituiu a Região Metropolitana de Ribeirão Preto, da qual ele é o atual presidente do Conselho Administrativo.

Na mesma data, a celebração do afeto ficará por conta de uma deliciosa feijoada oferecida pela batataense Isa do Rosário e equipe. Já a celebração artística, caberá ao Grupo Musical Annuar, de Pradópolis, e à Banda Musical Municipal Dr. Washington Luís, sob a condução do maestro João Bosco Prolungati, de Batatais.

Para participar das atividades, a inscrição é gratuita mediante preenchimento do formulário que está no link tree: linktr.ee/forumproculturarmrp.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃ COMPLETA

• Serviço: Jornada 2022: Direitos Culturais e Financiamentos à Cultura em nosso território
  • Dias: 5, 6 e 7 de agosto – Evento aberto e gratuito (online nos dias 5 e 7, e presencial no dia 6 de agosto em Batatais)
  • Realização: Fórum Pró-Cultura da Região Metropolitana de Ribeirão Preto em parceria com a Prefeitura de Batatais e com o apoio da Viés Cultural.
  • Participação: Os links das atividades online podem ser encontrados no link tree do Fórum RMRP:  linktr.ee/forumproculturarmrp

Dia 5, sexta, às 19h30

– Palestra online com tradução em libras pelo Canal do Fórum RMRP com mediação de Ney Souza. Transmissão: youtube.com/c/FórumPróCulturadaRMRP. Três vozes vão contribuir para uma abordagem sobre a ocupação humana no território da nossa região e um entendimento sobre nossos alicerces culturais.

– Adriana Silva – Identidades Culturais e Economia Criativa – Apresentação com base no projeto “Ligados Pela História” pelas 34 cidades da região, desenvolvido pelo IPCCIC;

– Ângela Pimenta – Heranças ancestrais contemporâneas dos Povos Indígenas da Região do Nordeste Paulista. Reflexão sobre a presença dos povos originários e das etnias que aqui viviam;

– Natália Marques – Políticas públicas culturais para povos e comunidades tradicionais.

Dia 6, sábado, das 8h30 às 16h30,

– Encontro presencial em Batatais na Estação Cultura Editor José Olympio.

– 8h30: Recepção dos participantes

– 9h – 9h15: O que é o Fórum Pró Cultura da Região Metropolitana de Ribeirão Preto: Míriam Fontana

– 9h15 – 9h45: Fala de abertura: Adriana Scannavez

– 9h45 – 10h30: Reverberação

– 10h30 – 10h45: Apresentação do Grupo Annuar de Pradópolis

– 10h45 – 11h15: Prefeito Juninho Gaspar (Lei da RMRP)

– 11h15 – 12h: Reverberação

– 12h – 12h30: Intervalo

– 12h30 – 13h30: Cinco grupos de trabalho: Direitos Culturais e Financiamento à Cultura

– 13h30 – 14h: Apresentação dos grupos

– 14h às 15h: Plenária sobre o resultado dos grupos

– 15h: Deliciosa feijoada – celebração do encontro com organização de Isa do Rosário.

– 16h: Apresentação da Banda Musical Municipal Dr. Washington Luís com o Maestro João Bosco Prolungati.

Dia 7, domingo, 10h

– Encontro online (link: https://meet.google.com/iyz-csnj-zjv) para finalização da Jornada 2022, com avaliação do percurso dos debates e reflexões de sexta e sábado. Também serão eleitas as próximas diretrizes de atuação do Fórum Pró-Cultura da Região Metropolitana de Ribeirão Preto.