Prefeitura de Batatais e Fundação Florestal realizaram encontro divertido e educativo no horto.

30/06/2022

A Prefeitura de Batatais, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, e a Fundação Florestal realizaram um encontro marcado por diversão e muita informação no último domingo.

Nas dependências da Floresta Estadual de Batatais, o Horto Florestal, foram oferecidas atividades de integração e apresentadas formas de ajudar nas ações de prevenção aos incêndios florestais e de preservação ambiental em geral.

O prefeito de Batatais, Juninho Gaspar, disse que o principal objetivo da iniciativa é promover a conscientização da comunidade sobre a responsabilidade ambiental individual e coletiva.

“É fundamental que a população faça a sua parte. Sempre tivemos uma grande preocupação com estratégias e iniciativas na prevenção e combate a incêndios e queimadas na zona urbana e rural da cidade e, com tudo o que Batatais e região viveram no ano passado, esse cuidado foi redobrado e nossas ações preventivas intensificadas”, afirmou.

Quem compareceu saiu de lá sabendo que a mistura floresta e fogo nunca acaba bem. Para demonstrar a importância do tema, equipamentos relacionados às ações preventivas da Operação Corta Fogo foram expostos em tendas montadas sob as árvores.

Na ocasião, também foi possível conhecer parte das práticas de manejo florestal que são realizadas continuamente no horto.

O evento ainda foi palco do lançamento das comemorações dos 80 anos da Floresta de Batatais, a serem celebrados em 2023.

O secretário do Meio Ambiente, Lucas Tofetti, disse que a educação ambiental é uma constante no município e que ações de conscientização, como esta realizada na Floresta de Batatais, decorrem de um planejamento conjunto que se torna ainda mais intenso diante da proximidade do período de estiagem, que segue até meados do segundo semestre.