UBS do Altino Arantes terá horário estendido para vacinação contra a gripe.

27/06/2022


Batatais terá três dias de horário estendido para aplicação da dose do imunizante contra influenza (gripe).

A sala de vacinação da UBS (Unidade Básica de Saúde) do Altino Arantes, localizada no bairro de mesmo nome, atenderá até às 18h nesta terça, quarta e quinta-feira, 28, 29 e 30 de junho, respectivamente.

A Secretaria Municipal de Saúde lembra que está liberada, desde o último dia 21, a vacinação contra a gripe para toda a população acima de 6 meses de idade. A campanha de influenza foi ampliada para livre demanda e não é preciso fazer agendamento prévio para se vacinar, bastando comparecer a uma UBS com um documento de identidade e a carteira vacinal.

O Brasil teve surto de influenza no final de 2021 e a Secretaria de Saúde local tem desenvolvido um amplo trabalho de conscientização da população sobre os benefícios da vacinação em massa. Bruna Toneti, secretária de Saúde, disse que, no surto do ano passado, a maioria dos casos foi provocada pela variante Darwin da H3N2 e as vacinas que o país tinha, até então, não conseguiam proteger contra a mutação.

Já o imunizante que está sendo aplicado na população este ano possui a eficácia desejada. Trata-se de uma vacina trivalente, produzida pelo Instituto Butantan, que protege contra os vírus H1N1, H3N2 e a cepa da influenza B.Segundo a secretária, por enquanto, a UBS do Altino Arantes será a única unidade a oferecer o horário estendido.