Equipe do projeto-piloto ‘Saúde Bucal na escola’ conclui primeira etapa das ações.

22/06/2022

O projeto-piloto “Saúde Bucal na Escola”, implementado por meio de uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde e Educação, teve a primeira fase de suas atividades concluídas nesta quarta-feira (22).

Estudantes da Escola Municipal Professora Célia Bueno Cavalcanti de Albuquerque receberam, sempre às terças-feiras, as ações do projeto, que incluíram avaliação bucal, orientações sobre questões relacionadas à alimentação saudável, aos cuidados com os dentes e à saúde bucal de forma geral.

O projeto, que faz parte do programa “Saúde na Escola”, conta com a participação dos profissionais Nelson Elias Sobrinho e Fabiana Vasconcelos Gaspar, dentistas, e Lisa Cândido Baviera, auxiliar de consultório, além de toda a equipe da escola.

Durante a ação, as crianças ganharam mimos didáticos, como escovinhas de dente coloridas e outros materiais de higiene, além de terem participado ativamente de atividades interativas envolvendo bonecos-fantoches, exibição de filmes, contação de histórias e material gráfico.

A secretária de Saúde, Bruna Toneti, destacou que não se deve separar a saúde bucal da saúde do corpo e que a OMS (Organização Mundial da Saúde) a cita como sendo importantíssima.

“A boa saúde bucal evita que fungos e bactérias se proliferem e acabem afetando outros órgãos e suas funções, eventualmente acarretando doenças sérias”, disse, lembrando que ações simples na rotina, como as que estão sendo apresentadas às crianças por meio do projeto “Saúde Bucal na Escola”, são ideais para manter uma boa saúde.