Secretaria do Meio Ambiente e Semusa promovem campanha de conscientização para o descarte correto de medicamentos

21/06/2022

A Secretaria do Meio Ambiente e a Semusa (Secretaria Municipal de Saúde) de Batatais estão promovendo uma campanha com o objetivo de conscientizar a população acerca da importância do descarte correto de medicamentos vencidos ou sem uso e suas embalagens.


O secretário da Secretaria do Meio Ambiente, Lucas Tofetti, disse que o envio para o descarte adequado é necessário para que se evite a contaminação do solo e das águas. “Nossa finalidade é conscientizar a população sobre a importância da questão para que todos compreendam que a atitude de cada um contribui para a preservação do meio ambiente”, disse o secretário.


Os remédios que estiverem vencidos devem ser encaminhados para a Farmácia Central, localizada na praça Barão do Rio Branco, 01, na região central da cidade.


Outra opção é entregar os medicamentos na UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima. Posteriormente, os profissionais do local cuidam de encaminhar os produtos para a Farmácia Central.


Bruna Toneti, secretária de Saúde, disse que, além do cuidado com o meio ambiente, a destinação correta de medicamentos evita, por exemplo, o uso inadvertido por outras pessoas. “É uma questão de saúde pública, uma vez que o uso indevido de remédios pode provocar intoxicações e reações adversas graves”, disse.


Embalagens
Em relação às embalagens de medicamentos, conforme a Anvisa, há uma classificação em embalagens primárias e secundárias.
As primárias são aquelas que estão em contato direto com o remédio. Elas devem ser levadas até as farmácias, postos de saúde, UBS ou Farmácia Central.


Já as secundárias, são aquelas externas, que protegem a embalagem primária. Essas, por não apresentarem risco à saúde ou ao meio ambiente, podem ser destinadas como material reciclável.
Exemplo prático: aquele alumínio que protege muitos medicamentos é uma embalagem primária; a caixinha de papelão, é secundária.