Batatais oferece programa de combate ao tabagismo para quem deseja parar de fumar.

15/06/2022

Como estratégia para o enfrentamento do problema de saúde pública relacionado ao tabagismo, a Prefeitura de Batatais, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, disponibiliza o Programa de Combate ao Tabagismo.

O programa inclui a realização de encontros semanais conduzidos por uma equipe multiprofissional com médico, dentista, enfermeiros, psicóloga, farmacêutica, nutricionista e assistente social.Segundo a secretária de Saúde, Bruna Toneti, um grupo de 20 pessoas, que foram chamadas a partir de uma lista de espera, já iniciou as atividades do programa na noite desta terça (14).

“A participação nas sessões de apoio, que acontecem às terças-feiras, das 17h às 20h, na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Altino Arantes, é parte integrante do tratamento e fundamental para o seu sucesso, já que, durante os encontros, os pacientes têm o apoio necessário para compreenderem a sua condição e recebem orientações sobre como agir para interromper a prática do fumo de maneira definitiva”, disse a secretária.Ainda segundo a secretária, quando necessário, integrantes do grupo terão direito ao uso medicamentos para o cessar o tabagismo, que são fornecidas pelo governo do Estado.Com a evolução do grupo, as reuniões passarão a ser quinzenais e, depois, mensais.

Os interessados em participar ou que tiverem alguma dúvida sobre o funcionamento do programa podem entrar em contato com a UBS mais próxima.