Prestando Contas: Secretaria de Assistência Social realizou 936 atendimentos em maio.

06/06/2022

A Prefeitura de Batatais, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, divulga o relatório de atendimento das demandas da população no mês de maio.

Os Centros de Referência de Assistência Social – CRAS realizaram 403 atendimentos particularizados, sendo 79 derivados de demandas espontâneas emergentes e 324 por agendamento prévio. Foram gerados 94 encaminhamentos para acesso as demais políticas públicas, serviços cofinanciados em entidades parcerias, acesso a documentação civil básica, órgãos de direito e formações profissionais.

Os equipamentos CRAS forneceram também 213 benefícios eventuais, em consonância com a Resolução nº 006/2021 do CMAS, sendo 01 auxílio funeral, 17 em virtude de vulnerabilidade temporária de mobilidade e 195 de alimentação.

Os benefícios eventuais para atendimento de alimentação são provenientes de campanhas e articulação do Fundo Social de Solidariedade. Os CRAS em parceria com o Fundo Social também estão realizando o cadastramento das famílias para a campanha Inverno Solidário, que distribuiu até o momento 241 cobertores as famílias. Além dos atendimentos individualizados, os CRAS realizam acolhidas coletivas, acompanhamentos de famílias inseridas no PAIF, realização de oficinas em conscientização da campanha Maio Laranja, campanha de enfrentamento e prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes e gestão territorial junto às demais políticas territoriais.

O CREAS realizou 216 atendimentos, entre atendimentos presenciais, visitas domiciliares, abordagem social e reunião presencial e articulação por telefone referente aos atendimentos realizados. O total de acompanhamentos atualmente é de 176.

A Central de Cadastros atendeu 317 famílias, 163 sendo novos cadastros para acesso aos programas de transferência de renda estadual e federal e 154 atualizações cadastrais.

A Secretaria também investiu em dois encontros de educação permanente junto à equipe técnica, com a finalidade de assegurar a capacitação profissional e melhoria do atendimento ao munícipe.

"A luta contra os reflexos da questão social é continua, sistemática e planejada, nós profissionais da política pública de assistência social trabalhamos para fortalecer o usuário da política na luta e acesso aos seus direitos", concluiu a Secretária de Assistência Social, Fernanda Girardi.