Batatais celebra Semana do Meio Ambiente com palestras e programação especial.

02/06/2022

Uma série de atividades programadas pela Secretaria do Meio Ambiente de Batatais está prevista para acontecer na cidade durante a Semana do Meio Ambiente 2022, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 junho).


A programação começa no sábado (4), quando acontecerá a primeira edição do Café Com Abelhas Nativas de Batatais, com oficinas, mesa redonda e bate-papo em torno de temas como a Produção de Cera Mista e de Atrativo, Confecção de Ninho Isca, Abelhas Solitárias, entre outros.


Segundo o secretário do Meio Ambiente de Batatais, Lucas Camargo Tofetti, a agenda foi pensada como forma de atrair a atenção das pessoas para o tema. “A Semana do Meio Ambiente é de grande importância no sentido de buscar conscientizar a população sobre a importância dos recursos naturais, e convidá-la a repensar comportamentos, atitudes de consumo e sistemas de produção.

É necessário que todos adotem postura consciente sobre a preservação de nosso planeta, começando pelo local onde vivemos”, disse Lucas Tofetti.
No dia 5, Dia Mundial do Meio Ambiente, haverá oficina de arte sustentável com o tema Rios Voadores e Nossas Florestas, voltada a crianças de 7 a 10 anos.


A programação dos dias seguintes inclui ainda agenda de coleta de óleo usado, destinação de pneus e recolhimento de pilhas e baterias usadas e pequenos eletrônicos (como celulares, mouses, modens, roteadores, telefones sem fio e afins).


Palestras sobre Consumo Consciente, Reciclagem e Consciência Ambiental e ações informativas, como panfletagem com alerta sobre incêndios e distribuição de material gráfico sobre maus tratos animais também fazem parte das ações da Semana do Meio Ambiente.


A programação contempla também a distribuição de sementes em parceria com o Programa Jovem Agricultor do Futuro; o cadastramento de animais para castração de famílias tutoras que solicitam atendimento via Assistência Social; orientação sobre o descarte adequado de medicamentos, entre outras atividades.


Confira a programação completa nas imagens que ilustram a reportagem.