Em 30 dias, Secretaria de Assistência Social realiza mais de 700 atendimentos a população

04/05/2022

A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou 708 atendimentos diretos a população de Batatais durante o último mês de abril.

Os Cras (Centros de Referência de Assistência Social) realizaram 347 atendimentos particularizados, sendo 64 derivados de demandas espontâneas emergentes, 33 visitas domiciliares, duas buscas ativas e 248 feita por agendamento prévio.

Foram gerados 51 encaminhamentos para acesso as demais políticas públicas, serviços co financiados em entidades parcerias, acesso a documentação civil básica, órgãos de direito e formações profissionais.

Os equipamentos Cras forneceram também 171 benefícios eventuais, em consonância com a Resolução nº 006/2021 do CMAS, sendo um auxílio funeral, dois em virtude de vulnerabilidade temporária de mobilidade e 168 de alimentação.

Salienta-se que os benefícios eventuais para atendimento de alimentação são provenientes de campanhas e articulação do Fundo Social de Solidariedade.

Além dos atendimentos particularizados os Cras realizam acolhidas coletivas, acompanhamentos familiares, de famílias inseridas no PAIF e reuniões com outras políticas públicas de acompanhamento e articulação.
O Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) realizou 190 atendimentos e possui atualmente 151 acompanhamentos ativos.

A Central de Cadastros atendeu 139 famílias, 98 sendo novos cadastros para acesso aos programas de transferência de renda estadual e federal e 41 atualizações cadastrais.

Ainda no mês de abril foi realizado curso de formação em parceria com o Sebrae e Senai de ovos de pascoa e bombons finos e bolos no pote e sobremesa, disponibilizando 32 vagas direcionadas ao público da assistência social.

Houve ainda palestra na escola Sesi sobre prevenção da violência contra a mulher, palestra na instituição Comarev acerca do Cadastro Único, seus programas e serviços e formas de acesso, além de reuniões sistêmicas, todas as terças-feiras, para a criação do plano de ação sobre a temática do fortalecimento local em inclusão produtiva junto a Fundação Escola Sociologia e Política de São Paulo.

“Trabalhamos em prol da família e a política de assistência social objetiva garantir a proteção social dos cidadãos, o apoio aos indivíduos e a comunidade no enfrentamento dos reflexos das questões sociais.

Nosso trabalho não para e vem crescendo de forma técnica, transparente e respeitosa junto à população na execução de uma política pública séria e de direito”, disse Fernanda Girardi, Secretária Municipal de Assistência Social.