Tratamento para o AVC realizado na Santa Casa tem reconhecimento internacional

23/11/2020

No último dia 12 de novembro, em cerimônia realizada na Villa Casuarina, foi entregue para a Santa Casa o Prêmio Angels Award, um reconhecimento de nível internacional que honra o comprometimento de profissionais e hospitais comprometidos em qualificar o atendimento ao AVC, estimulando uma cultura de monitoramento de indicadores.

Ocorre que desde outubro de 2019 a Santa Casa juntamente com o Município aderiu ao projeto piloto e inédito na região em parceria com o Serviço de Neurologia do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto para tratamento do AVC. Nesse trabalho os vários profissionais da área da saúde da Santa Casa, UPA e SAMU foram treinados e passaram a integrar uma rede formada e coordenada pelo HCRP. Esse projeto visa tratar de forma eficaz às vítimas de AVC na sua fase aguda, que ocorre nas primeiras 4 horas e meia do início dos sintomas, onde o paciente pode receber a medicação que poderá desobstruir o vaso cerebral afetado, com a possibilidade de o paciente não ter sequelas ou se as tiver serem as menores possíveis. “É um projeto grandioso para tratamento de uma das mais dramáticas enfermidades que assolam a nossa sociedade o AVC (Acidente Vascular Cerebral) que visa de tratar de forma eficaz as vítimas de AVC na sua fase aguda,”, ressaltou o médico responsável, Dr. Antônio Marcos Barbosa.

Segundo a Secretária de Saúde, Luciana Nazar Arantes, a exemplo da UTI, Hemodiálise e a Oncologia, o Ministério da Saúde primeiro quer ver funcionando o projeto pra depois ele credenciar. Nós estamos a um ano financiando esse projeto porque sabemos a importância que ele tem para a nossa população. A importância de a pessoa ter um AVC e não ir para a cama e sim continuar tendo a vida que ele tinha antes de ter o problema. Nós só temos que agradecer. É um orgulho muito grande fazer parte desta equipe, que tem o Dr. Antônio Marcos a frente. Agradecer a todos os envolvidos, a Nilla Macedo, Provedora do Hospital, e principalmente ao Prefeito José Luis Romagnoli, que dá condições pra gente entrar nestes projetos”, ressaltou.

O Prefeito José Luis Romagnoli destacou que é muito gratificante receber essas informações de que essa parceria deu certo. “Isso tudo foi graças ao recurso que a Prefeitura repassou e ao profissionalismo da Santa Casa, através do Dr. Antônio Marcos, com equipamentos e os profissionais da saúde interligados com Ribeirão Preto, com o HC, numa somatória de uma parceria que deu certo. Tivemos depoimentos de pessoas que tiveram AVC e com esse tratamento, com intervenção rápida, não apresentaram sequelas. Pra nós governantes é muito bom ver que um trabalho nosso deu certo, onde optamos pelo melhor, que é salvar vidas. É mais uma grande conquista da área da saúde para o povo de Batatais”, concluiu.

Galeria deFotos