Secretaria de Saúde promoveu intensa campanha de orientação em mais um ‘Outubro Rosa’

25/10/2019
A Campanha Outubro Rosa, que acontece todos os anos buscando conscientizar a população feminina e a sociedade em geral sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, teve intensa programação em Batatais.

De acordo com a Secretária de Saúde, Luciana Nazar Arantes, foram realizadas várias ações em todas as unidades básicas e estratégias de saúde da família, como palestras, orientações e exames. “Nossas equipes puderam conversar individualmente ou com grupos sobre prevenção, que sempre é o melhor caminho”, ressaltou, pois infelizmente o câncer de mama vem atingindo cada vez mais mulheres mais jovens e é o tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil. Portanto, pelo menos o autoexame deveria ser rotineiro na vida de toda mulher, enquanto a mamografia deve ser feita anualmente a partir dos 40 anos, e até antes ou com mais frequência, dependendo do critério médico. "O câncer de mama é uma patologia que, se diagnosticada precocemente, tem mais chances de ser tratada e diminui a possibilidade de tratamentos, como a quimioterapia e até a mastectomia”, lembrou.
Estima-se um crescimento de 5 a 10% de incidência deste tipo de câncer nos últimos 10 anos. Provavelmente uma a cada 10 mulheres tem ou terá câncer de mama, contudo, as taxas de cura são bem altas (95%) quando a doença vem a ser precocemente diagnosticada e esta é a importância da Campanha Outubro Rosa.

 

[gallery columns="5"]

Galeria deFotos