Realizado o 1º Fórum Municipal de Educação Ambiental

13/09/2019
Com objetivo de congregar os diversos atores que trabalham com educação ambiental no Município e também apresentar um questionário para avaliar o trabalho desenvolvido na área, foi realizado no dia 12 de setembro o 1º Fórum Municipal de Educação Ambiental. O evento ocorreu no Auditório do BATEA – Batatais Educação Ambiental e Viveiro Florestal, com a participação de 45 pessoas, entre elas coordenadores de educação, professores, munícipes e agentes técnicos. A abertura foi feita pelos secretários de Educação, Victor Hugo Junqueira e de Meio Ambiente, Rafael Acra, além do Presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, Fábio Piccinato. Em seguida, a educadora Dra. Daniela Sudan, do Departamento de Educação, Informação e Comunicação da USP de Ribeirão Preto, apresentou reflexões, causos e controvérsias sobre a Educação Ambiental.

No decorrer do Fórum o trabalho de Educação Ambiental no Município, pelos diversos agentes existentes, foi sendo destacado. Iniciando pela Secretaria de Educação, passando pela Escola Estadual Sílvio de Almeida e o Terceiro Setor, com o BATEA da Fundação José Lazzarini e a Unidade de Vivências Ambientais da APAE.
O Secretário Victor entregou a todos o questionário desenvolvido pela Comissão que plantou a ideia do Fórum, visando angariar dados para um levantamento de como a educação ambiental é tratada dentro das unidades que a propagam, sejam escolas municipais, estaduais, particulares e unidades do terceiro setor. O público presente e a qualidade das apresentações demonstraram a necessidade de maiores discussões sobre o tema, que não engloba apenas o meio ambiente, mas trata também de questões sociais, economia, desenvolvimento e planejamento, principalmente frente aos atuais desafios existentes no país. Espera-se, após a apuração dos dados levantados com o questionário que será aplicado, a realização de um novo encontro para demonstração dos resultados. O 1º Fórum de Educação Ambiental foi uma iniciativa do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – COMDEMA, com o apoio das Secretarias Municipais de Educação e do Meio Ambiente, do BATEA e da Unidade de Vivências Rurais. Toda a equipe agradece o empenho dos envolvidos bem como do BATEA pela cessão do espaço para realização.

[gallery columns="5"]

Galeria deFotos