Informações relevantes da Secretaria de Assistência Social e dos CRAS

30/08/2019
Secretaria municipal de Assistência Social e Cidadania

Localizada à Rua coronel Ovídio, 508, no bairro Ouro Verde, encontra-se a Secretaria municipal de Assistência Social e Cidadania, onde funciona a Gestão Municipal, Direção de Proteção Social Básica e Especial, Direção do Fundo de Assistência Social e Setor de Compras e Parcerias, além de uma Central de Cadastros para programas de atendimento ao usuário como por exemplo:
Programa Federal de Transferência de Renda Bolsa Família;
Programa Estadual de Transferência de Renda Cidadão;
Programa Estadual de Transferência de Renda Ação Jovem;
Programa Minha Casa Minha Vida;
Carteira do Idoso;
Benefício de Prestação Continuada – BPC;
Identidade Jovem – ID Jovem;
NIS -Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos;
Tarifa social de Energia Elétrica;
Programa Estadual – Viva Leite;
Isenção em taxas de concursos e provas do ENEM;
Para esses programas podem se cadastrar famílias com renda per capta de até meio salário mínimo ou renda familiar total de até dois, três salários mínimos, ou ainda que esteja vinculado a algum serviço socioassistencial. Lembrando que cada um dos programas, projetos, serviços ou benefícios citados tem critérios próprios para participação.
O objetivos desses equipamentos segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social e cidadania, são os de trabalhar o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, respeitando as peculiaridades de cada território, visando prevenir situações de risco social, bem como, trabalhar pela garantia de acesso da população aos direitos socioassistenciais, conforme PNAS/2004. O público alvo para esses atendimentos são famílias que estejam no território de abrangência do CRAS, prioritariamente as que estão em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, do precário ou nhulo acesso aos serviços públicos, da fragilização de vínculos de pertencimento e sociabilidade ou qualquer outra situação de vulnerabilidade e risco social.
A Secretaria Municipal de Assistência social e Cidadania, atende de segunda à sexta-feira, das 07h30 min às 16h00, sendo que outras informações podem ser obtidas ainda pelo telefone (16) 3761-1371 ou então pelo E-mail: [email protected]

CRAS Jardim Santa Luíza (Vila Lopes)

Na Avenida Todos os Santos, 220, no Jardim Santa Luiza ( Vila Lopes), encontra-se instalado o CRAS-Centro de Referência a Assistência Social, atendendo a um território que abrange 22 bairros de nossa cidade, sendo eles: Antônio Romagnoli; Cayapós; Garimpo; Conjunto Habitacional Zaira Pupim; Condomínio Chácaras São Luz; Córrego dos Peixes; Francisco Pupim; jardim Alvorada; Jardim Colorado; Jardim David Rodrigues; Jardim Tainá; Jardim Arlindo Pupim; Jardim das Flores; jardim Santa Luiza; Jardim Valenciano; Morada do Verde; Nossa Senhora Auxiliadora; Parque Santa Rita; Parque Simara; Parque Simielli e Portal da Cachoeira.
Moradores dos referidos bairros recebem do CRAS – Jardim Santa Luiza, a oferta dos seguintes serviços: Acolhida; Oficinas com Famílias; Ações Comunitárias; Ações Particularizadas; Encaminhamentos; Benefícios Eventuais como: Auxilio Funeral;Auxilio Natalidade, Complemento Alimentar ( Cesta Básica); Documentação; Auxilio e Instrução para acesso a RG e demais certidões.
O atendimento presencial na unidade é de 2ª à 6ª feira das 07h30 às 16h30, sendo que, dúvidas também podem ser obtidas pelo telefone(16) 3662-9717.

CRAS de Vila Lídia

Localizado na Rua das Acácias, 492, no bairro de Vila Lídia, encontra-se instalado o CRAS – Centro de Referência em Assistência Social, atendendo o território 2 delimitado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania. Fazem parte da área de cobertura do CRAS Vila Lídia, os seguintes bairros: Adolpho Penholato; Altino Arantes; Antonio Claret Dal Pícollo; Dr. Luis Cândido Alves(Bancários); Central Park; Centro;; Conjunto Habitacional Geraldo Ferraz de Menezes; Dom Romeu Alberti; Jardim Elena; jardim Bandeirantes; Jardim Cana Verde; Jardim Elisa; Jardim Anselmo Testa; Jardim São Carlos; Jardim São Gabriel; Jardim Virgínia; Ouro Verde; Santa Efigênia; Santa Terezinha; Santo Antônio; Vila Lídia; Vila São Francisco; Sociedade Comunitária das Araras; Jardim dos Ipês e Zona Rural.
Além de atender aos munícipes na Rua das Acácias, 492, o CRAS de Vila Lídia, possui também, uma equipe volante que faz atendimento a famílias que residem em área que não pertençam a esse território de cobertura.
Os atendimentos presenciais ao órgão são de 2ª à 6ª feira das 07h30 às 16h30, podendo também elucidar dúvidas pelo telefone (16) 3662-2945.
Valendo ressaltar que, o CRAS-Centro de Referência em Assistência Social, tem como objetivo maior, trabalhar o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, respeitando as peculiaridades de cada território, visando prevenir situações de risco social, bem como, trabalhar pela garantia de acesso da população aos direitos socioassistenciais.

CRAS Vila Cruzeiro

Localização na Rua Franca, 250, na Vila Cruzeiro,  encontra-se instalado o CRAS – Centro de Referência em Assistência Social, atendendo o território 3 delimitado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania. Fazem parte da área de cobertura do CRAS Vila Cruzeiro, os seguintes bairros: Vila Cruzeiro, Vila Maria, Alto da Bela Vista, Castelo, Jardim Canadá, Jardim Gabriela, Jardim Goiânia, São José, Jardim Mariana I, II e III, Riachuelo, Potreiro, Jardim Marinheiro I e II, Jorge Nazar, Nossa Senhora Auxiliadora e Jardim Elena. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 16h30. A Acolhida Social ocorre sempre as terças e quintas-feiras. O telefônico de contato é (16) 3662-7808.

Galeria deFotos