Técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente visitam o Aterro Sanitário

02/08/2019

Os servidores da Secretaria Municipal do Meio Ambiente Rafael Almeida, Diretor de Controle e Fiscalização Ambiental, e Felipe Sasso, Diretor de Planejamento e Gestão Ambiental, juntamente com a estagiária, estudante de Arquitetura e Urbanismo, Anaine Morandi visitaram no dia 23 de Julho as instalações do Aterro Sanitário da empresa Seleta, o CTR Sales de Oliveira, local de destinação dos resíduos sólidos domiciliares de Batatais. A visita teve como objetivo atender à subdiretiva de resíduos sólidos nº 4, do Programa Município VerdeAzul, além de manter contato entre a Secretaria e os técnicos do aterro e conhecer a realidade da destinação de nossos resíduos. A Engenheira Ambiental do CTR, Gabriela Pereira, foi quem recebeu, guiou a visita e auxiliou no preenchimento dos dados necessários. Atualmente são recebidas em média 90 toneladas por dia de resíduos sólidos. Desse montante, Batatais destina aproximadamente metade, com médias de 44 a 46 toneladas por dia. Segundo Gabriela, a empresa está fazendo testes para aproveitamento do gás gerado no aterro para produção de energia. Está também promovendo a ampliação do local, com possibilidade de recepção de 400 toneladas por dia de resíduos. Infelizmente foi possível verificar grande quantidade de resíduos que poderiam ser recicláveis. Segundo dados de 2010 da Secretaria de Meio Ambiente, em nossos resíduos aproximadamente 27% não necessitariam ir para um aterro, podendo ser reciclados antes da destinação. Além disso, há quantidade não confirmada de resíduos orgânicos que poderiam ir para compostagem, diminuindo ainda mais a quantidade diária de resíduos sólidos enviados ao aterro. Poder conhecer a realidade do nosso lixo é fundamental para campanhas de sensibilização, além de prever um melhor planejamento e gestão de resíduos em nosso Município.