Aplicativo da Ouvidoria de Batatais já tem procura diária

24/05/2019

A Administração de Batatais colocou a disposição da comunidade, no início do mês de abril, o aplicativo da Ouvidoria-Geral, permitindo ao munícipe solicitar serviços públicos, reclamar, sugerir, conseguir informação e até denunciar. O chamado de eOuve, após um mês de utilização, já apresenta acessos diários. Segundo o responsável, Roger Montenegro são 176 pessoas cadastradas até o momento, sendo 80 solicitações somente no mês de maio.

Com o aplicativo, os batataenses podem acessar serviços de várias secretarias e solicitá-los on-line, usando celular, tablet ou computador. Após baixar o aplicativo, este vai solicitar a indicação da cidade do usuário: Batatais. A partir daí um cadastro simples identifica o cidadão. Todas as secretarias estão relacionadas no aplicativo bem como os serviços disponíveis também. Ao selecionar uma Secretaria, o contribuinte pode escolher o assunto e a categoria: denúncia, elogio, informação, reclamação, solicitação ou sugestão. O eOuve tem ainda um espaço para que o cidadão diga algo sobre o assunto que motivou o contato.

Mas, vamos as respostas de algumas perguntas que ainda surgem sobre o que vem a ser a Ouvidoria:

O que é a Ouvidoria Municipal?

É uma linha direta de comunicação entre o cidadão e a Prefeitura, que visa melhorar a qualidade dos serviços oferecidos à população.

Como funciona?

A Ouvidoria recebe as informações dos cidadãos e as encaminha aos órgãos responsáveis para que estes possam respondê-las e solucioná-las.

Quando a Ouvidoria deve ser acionada?

Quando o cidadão tiver alguma dúvida, sugestão ou reclamação. Quando o órgão da Prefeitura procurado, por algum motivo, não tiver proporcionado resposta ou solução a determinado pedido. E quando o serviço solicitado pelo cidadão não for executado no prazo estipulado pelo órgão responsável.

Para acionar a Ouvidoria, o cidadão precisa se identificar?

Sim, a Ouvidoria não processa informações sem identificação, mas quando necessário mantém em sigilo os dados pessoais, pois só assim poderá dar um retorno adequado ao cidadão.

O que deve ser informado a Ouvidoria?

Nome completo, CPF, e-mail, telefone e endereço. A reclamação, sugestão ou dúvida de forma clara contendo informação sobre o local, fato e data do ocorrido.

Quais os canais de acesso a Ouvidoria disponíveis a população?

Aplicativo que conecta o cidadão à administração municipal, disponível nas plataformas digitais (Google Play e App Store); pelo telefone 0800 942 2999; pelo e-mail: ouvidoria@batatais.sp.gov.br e pessoalmente na própria Ouvidoria localizada no prédio da prefeitura na Praça Doutor Paulo de Lima Correia, nº 1 – Centro.