Secretaria de Meio Ambiente faz destinação correta de pilhas e baterias

29/04/2019

Secretaria de Meio Ambiente faz destinação correta de pilhas e baterias

Cada vez mais nossa sociedade faz uso de equipamentos eletroeletrônicos portáteis, que necessitam da energia de pilhas e baterias para funcionar. Mesmo com a tecnologia se desenvolvendo a cada dia, fazendo com que esses acumuladores durem mais, depois de certo tempo de uso estas pilhas e baterias se esgotam. Mesmo aquelas que podem ser recarregadas, depois de algum período já não conseguem manter sua carga. Estas pilhas e baterias possuem em seu interior elementos químicos que fazem com que a energia seja acumulada. Depois de seu uso estes elementos permanecem dentro das unidades e o descarte de maneira incorreta pode contaminar o meio ambiente, prejudicando a natureza bem como a saúde de animais e humanos. Sendo assim, estas pilhas e baterias, depois de servirem a seu propósito, devem ser destinadas de maneira correta. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente – SMMA informou que, no dia 11 de abril, fez a destinação de três caixas contendo 64,3 quilos de pilhas e baterias de diversas origens, tamanhos e formatos. O material foi armazenado desde janeiro de 2018. Em 2017, outros 60,5 quilos também encaminhados, o que daria em torno de 70 mil pilhas, se for levado em consideração que o peso de uma pilha, tipo AA, é de aproximadamente 23 gramas.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente está agradecendo a todos aqueles que, sensibilizados com as questões ambientais e cientes de suas responsabilidades, direcionaram seus resíduos de maneira correta. Nesse caso, pilhas e baterias fazem parte de um programa de logística reversa da ABINEE – Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica – e a Secretaria destinou os resíduos sem custo algum ao Município. A população pode fazer a entrega de pilhas e baterias como AA, AAA, do tipo botão, de celular, de notebook e de pequenos aparelhos eletrônicos como telefones sem fio e equipamentos do gênero na sede da Secretaria, que está localizada na Avenida Doutor Chiquinho Arantes nº 301, ao lado da Escola Estadual Washington Luís, no prédio da CATI – Casa da Agricultura. O telefone para contato é 3761-0880.