Curso sobre Primeiros Socorros na Rede Municipal de Educação

15/03/2019

Curso sobre Primeiros Socorros na Rede Municipal de Educação

Os professores da educação infantil Rede Municipal de Educação e das creches Os Samaritanos e Menino Jesus participaram de uma formação sobre primeiros socorros, com a enfermeira do SAMU, Adelita Mazzei.

A formação coloca em prática a Lei Municipal n°3527, de 03 de julho de 2018, que dispõe sobre a obrigatoriedade da realização de cursos de primeiros socorros aos funcionários que possuem contato direto com crianças e professores e educadores das escolas e creches municipais. Aprovada em vários municípios brasileiros a legislação é conhecida como ‘Lei Lucas’ em razão do falecimento da criança Lucas Begallo de 10 anos, que morreu engasgado com uma salsicha durante um passeio promovido pela escola na qual estudava, em Campinas.

Segundo o Secretário de Educação, Victor Hugo Junqueira, o curso é importante e necessário para os profissionais que atuam com crianças, na medida em que promove noções gerais para prestar os primeiros socorros, que podem salvar vidas, em casos de engasgos e convulsões, que podem ocorrem em qualquer local, inclusive nas creches e escolas.

Nos próximos meses todos os profissionais da educação municipal passarão por essas formações. Os cursos são realizados por meio de parcerias. “Para este primeiro grupo fizemos uma parceria com a Secretaria de Saúde, que gentilmente disponibilizou a funcionária Adelita Mazzei que fez um ótimo trabalho, sensibilizando e orientando com atividades práticas os professores. Já estamos acertando uma formação com o Corpo de Bombeiros de Ribeirão Preto, intermediado, pela Polícia Militar e com os Bombeiros Civis de Batatais, para realizarmos outros momentos de formação”, disse o Secretário.