Administração Municipal realiza Semana Integrada de Mobilização no Combate a Dengue

11/02/2019

Reunindo ações das secretarias municipais de Saúde, Educação e Meio Ambiente, a Administração de Batatais iniciou nessa segunda-feira, 11 de Fevereiro, a Semana Integrada de Mobilização Social no Combate a Dengue.
Nas regiões com suspeitos de casos da doença, estão sendo intensificados os bloqueios pelas equipes da Atenção Básica, Estratégia de Saúde da Família, Agentes Comunitários de Saúde e de Controle de Vetores. A Secretária Luciana Nazar Arantes está ampliando a divulgação dos cuidados preventivos.
Na área da Educação, estão programadas exibições do filme ‘O mundo macro e micro do Aedes aegypt, reunindo alunos, familiares e professores. Estão sendo disponibilizados jogos online sobre arboviroses para os alunos e distribuído um documento com recomendações sobre a eliminação de recipientes com água parada para que levem para suas casas, além da verificação no entorno das escolas.
A Secretaria de Meio Ambiente, em conjunto com a Vigilância Sanitária, preparou um informe e está levando para empresas, lojas de materiais de construção, rodoviária e pontos de ônibus. O objetivo é orientar, por exemplo, sobre saída de água das caçambas, para evitar que elas também sejam criadouros do mosquito da Dengue.
As ações envolvem ainda: distribuição de panfletos no pedágio, pela Autovias; orientação as famílias e panfletagem pela Secretaria de Assistência Social; exibição de filme e distribuição de material explicativo sobre o mosquito transmissor na Unidade da sala de espera da UPA – Unidade de Pronto Atendimento e, ainda, disponibilização de repelentes nos ônibus que transportam pacientes para outras cidades.