Semana Nacional de Mobilização de Combate ao Aedes Aegypti

Semana Nacional de Mobilização de Combate ao Aedes Aegypti

A Prefeitura de Batatais, por intermédio das Secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde, está realizando atividades na Semana Nacional de Mobilização e Combate ao Aedes Aegypti. A parceria fortalece o planejamento, divulgação e efetividade das ações de combate aos criadouros de Dengue. As atividades tiveram inicio na segunda-feira, 26, e seguem até dia 30, próxima sexta-feira.

Na programação consta: jogos online desenvolvidos na plataforma REMAR pela Secretaria de Educação, relacionados ao combate ao Aedes aegypti e as doenças relacionadas; palestras de conscientização com as crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Comunitários, Familiares da Fundação Lazzarini e do Cantinho do Futuro em parceria com a Secretaria de Saúde e atividades lúdicas e recreativas focadas ao combate da doença.
Na programação destaca-se ainda a 1ª Feira do Conhecimento, dias 27 e 28, das 8 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, na Escola Municipal Profª Esther Vianna Bologna. E fechando a agenda, no dia 30, haverá intensificação das ações para Controle do Vetores através de pesquisas à imóveis pelos Agentes de Controle de Vetores e Agentes Comunitários de Saúde.
A Secretaria de Saúde ressalta que o mosquito Aedes Aegypti, como todos sabem, se reproduz através de água parada, e com o verão aumenta o risco de sua proliferação, devido ao clima quente e úmido, e não apenas da Dengue, como também de outras doenças como chikungunya e Zika.
“O transmissor acaba sendo de certa forma um mosquito domestico, já que vive perto do homem, residindo em nossas casas. Se alimenta de sangue humano, com hábitos diurnos, principalmente ao amanhecer e ao entardecer.
O controle do mosquito depende do engajamento do Poder Público, nas ações de Vigilância e Controle dos Vetores, mas também conta com o apoio e colaboração de toda a população para que promova o bem estar para todos”, frisou a Secretária Luciana Nazar Arantes.