Teatro Municipal recebe mais uma obra de Bassano Vaccarini

19/10/2018

Teatro Municipal recebe mais uma obra de Bassano Vaccarini

O Teatro Municipal Fausto Bellini Degani recebeu a doação de um mosaico de pedras feito pelo Artista Plástico Bassano Vaccarini. O painel estava instalado em uma residência na área central que passa por reformas estruturais. O Conselho do Patrimônio solicitou a doação da obra para que toda população tenha acesso a mais uma grande obra do renomado artista plastico, um dos espaços públicos do Município sugerido foi o Teatro. Como o espaço municipal já conta com duas obras em metal do artista, bem como uma em pedra talco e pedra sabão, o Conselho do Patrimônio entendeu por bem instalar o mosaico de pedras em frente aquele espaço cultural, ampliando seu acervo de obras de Vaccarini, o que foi aceito pela família a qual a obra pertencia.

Para a transferência do painel todo um planejamento foi necessário. Foi construída uma moldura metálica para dar sustentação durante o deslocamento. A estrutura para fixação do mosaico foi instalada na frente do Teatro dias antes do transporte. O painel teve que ser içado e transportando de pé, com o caminhão se deslocando lentamente para não comprometer a obra e evitando a fiação nas ruas por onde transitou. Vencida essa fase, o painel foi colocado na escadaria do Teatro e agora recebe acabamento final de estrutura de fixação para que a moldura metálica possa ser retirada e o mesmo componha a paisagem daquele próprio público.
O Diretor de Cultura Luciano Dami agradeceu ao empresário, Ivan de Paula, pela doação inestimável ao Município e o apoio da Secretaria de Obras pelo empenho e cuidado no transporte e instalação da obra. Destacou que o painel reforça a ideia da criação de memoriais na cidade destacando artistas e personalidades e fortalecendo a cultura e os pontos turísticos do município.

Posts Relacionados

Marcadores

Compartilhe