VII Feira do Livro de Batatais segue com grande movimentação

30/08/2018

A Prefeitura de Batatais, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, está realizando desde o dia 25 de agosto, seguindo até 1º de setembro, a VII edição da Feira do Livro. O evento, que concentra a maior parte das atividades na Praça Cônego Joaquim Alves, a Praça do Santuário do Bom Jesus da Cana Verde, tem entre as atrações: contação de histórias, shows musicais, apresentações teatrais, oficinas, palestras, exposições e observações astronômicas. Este ano o homenageado é o Jornalista e Escritor Pedro Lázaro Teixeira e o Patrono, o Reitor do Centro Universitário Claretiano, Padre Sérgio Ibanor Piva. Já a escritora homenageada, é Cecília Meireles.
A abertura oficial da Feira ocorreu na terça-feira, 28 de agosto, com a presença do Prefeito José Luis Romagnoli, dos vereadores Júlio do Sindicato Rural e Marcelo Arruda, de vários vereadores, secretários e diretores municipais. O responsável pela Secretaria de Educação, Professor Victor Hugo Junqueira, afirmou que o objetivo geral da promoção é estimular a formação de novos leitores, despertando nas crianças e adolescentes o prazer em ler, como forma essencial de incentivar a criatividade e ampliar a visão e a compreensão do mundo. Cada aluno da Rede Municipal recebeu um ‘cheque livro’, no valor de R$ 22,00, para aquisição de livros de acordo com suas preferências nos stands da Feira. Nesse ano, entre as novidades do evento, destacam-se: o aumento no valor do cheque-livro, ampliação nos dias da programação e, principalmente, um maior envolvimento dos alunos da Rede Municipal na elaboração dos trabalhos a partir da obra da escritora Cecília Meireles.
O Prefeito José Luis agradeceu todos os profissionais da Educação e Cultura que se empenharam em realizar com sucesso mais uma Feira do Livro, e deixou o convite a toda a população batataense que pode circular pelos stands e aproveitar os shows, peças teatrais e exposições.
Na programação já ocorreram: oficina aos educadores, com o Grupo EMCANTAR – MG; espetáculo ‘A Nova Estória da Dona Baratinha’, também com o Grupo Emcantar; Espetáculo ‘A gata borralheira’, com a Cia Representante a Arte; Espetáculo ‘Os Saltimbancos’, com o Grupo Teatral Plenitude; apresentação ‘Doutores da Alegria’, dos alunos da Escola Silvio de Almeida’; espetáculo ‘A sopa de pedra’, adaptação Pedro Malasartes, pelas professoras da Escola Braga Morato, Daiane e Maressa; apresentação do Projeto Bom de Nota, Bom de Dança; Espetáculo ‘Escada para o céu’, com o Grupo Bugalha; oficina Exercícios de Antropologia Fílmica Para Observar e Descrever com Imagens; palestra À imagem de Charles Chaplin: Carlitos e sua poética social, com Prof. Dr. Everton Luís Sanches; apresentação do Projeto Guri; mostra do Cineasta Batataense, com apresentação dos curtas desenvolvidos na 11ª Oficina Meu Primeiro Filme.
A sequência da agenda de eventos da Feira:
30/08/2018 – QUINTA-FEIRA
PALCO PRINCIPAL
14h30 – Espetáculo Mundolino - Cia. A DitaCuja
16h - Palestra recreativa Infância Memorável de Monteiro Lobato contada por Emília &Cia.
Grupo Esculpindo Arte - Circuito Cultural

CENTRO CULTURAL
18h – Palestra Jornalismo cultural e Literatura na sala de aula: o professor falando e escrevendo sobre livros
Prof. Ms. Renato Alessandro dos Santos
19h – Lançamento de livro
Todos os livros do mundo estão esperando quem os leia
Renato Alessandro dos Santos - (Editora Engenho e arte)

NA PRAÇA
18h30 – Oficina Instrumentos de Percussão
19h30 – Apresentação Que bloco é esse?

31/08/2018 – SEXTA-FEIRA
PALCO PRINCIPAL
Apresentação Doutores da Alegria “Silvio de Almeida”
9h – Espetáculo Dom Quixote no Reino das Águas Claras - Cia. Nuvenzinha Azul
14h30 – Espetáculo Dom Quixote no Reino das Águas Claras - Cia. Nuvenzinha Azul
20h30 - Show Musical Raizeiros

01/09/2018 – SÁBADO
NA PRAÇA
9h - Contação de histórias Gil Bertanha
10h – Um encontro com o Mágico Caíque Tostes

DIARIAMENTE
MANHÃ E TARDE - CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS no Stand Editora Ordem do Graal, com a Contadora Gil Castilho Bertanha.

NOITE – 19 às 21h - OBSERVAÇÃO ASTRONÔMICA - Projetos Astronomia para todos, com o responsável Ricardo Cavallini.

[gallery columns="5"]

Galeria deFotos