Secretaria de Educação promove avaliação dos Estudantes municipais

27/08/2018
A Secretaria Municipal de Educação de Batatais aplicou nos dias 15 e 16 de agosto de 2018 o SIEM (Simulado Interno da Educação Municipal) aos alunos de todas as escolas municipais do 3.º ao 9.º Ano, totalizando 1.800 estudantes.
O SIEM é uma das avaliações aplicadas anualmente pela Secretaria de Educação, com o objetivo de avaliar o processo e a evolução da aprendizagem dos alunos, produzindo informações necessárias para orientar o trabalho pedagógico e avançar na qualidade educacional.
A avaliação foi elaborada pelos coordenadores pedagógicos da Secretária Municipal de Educação com questões de Língua Portuguesa, Matemática e Redação, com base no Currículo da Rede Municipal de Educação, na Matriz de Referência do SIEM e da Matriz de Referência de avaliações nacionais como a Provinha Brasil e a Prova Brasil.
Segundo a Coordenadora Pedagógica da Secretaria de Educação Rosângela Parpinelli o simulado “assume uma dimensão orientadora, cooperativa e interativa, na qual os resultados obtidos no decorrer do trabalho conjunto do professor e dos alunos são comparados com os objetivos propostos, a fim de constatar progressos, dificuldades e, também reorientar o trabalho docente e a construção dos projetos pedagógicos”. Para o Responsável Interino da Secretaria de Educação Victor Hugo Junqueira as avaliações aplicadas aos alunos da rede municipal cumprem a função de analisar o percurso pedagógico dos alunos, contribuindo para uma reflexão do processo de ensino e aprendizagem e possibilitando que possam ser tomadas medidas, quando necessárias, para garantir a aprendizagem dos alunos.
Já entre os dias 23 a 29 de agosto será a vez dos alunos do 1° e 2° ano realizar a avaliação do ‘Mais Alfabetização’, Programa do Governo Federal que apóia os municípios com um assistente de alfabetização em cada turma, com a finalidade de fortalecer e alicerçar as unidades escolares no processo de alfabetização, para fins de leitura, escrita e matemática.

[gallery columns="5"]

Galeria deFotos