Grupo ‘EMCANTAR’ apresenta em Batatais o espetáculo ‘A nova estória da Dona Baratinha’

21/08/2018
Atual, divertido, lúdico, reflexivo e inovador, o espetáculo do GRUPO EMCANTAR: ‘A nova estória da Dona Baratinha’ será apresentado, de forma gratuita, no domingo, dia 26 de agosto, em Batatais. Com duração de uma hora, a apresentação, que tem classificação livre, é uma nova versão do clássico da literatura infantil Dona Baratinha. No palco, a personagem principal moderna duela com o Narrador conservador, enquanto o Maestro neutraliza o conflito. É o público que vai ajudar a resolver a confusão. “A proposta da nova estória da Dona Baratinha é quebrar paradigmas e provocar uma reflexão sobre a mulher moderna e independente. Tudo isso com uma linguagem bem-humorada e interativa”, conta Ana Lopez, responsável pela concepção e direção artística da peça, que completa: “o destaque vai para a tecnologia das projeções audiovisuais que irão compor o cenário”.
A apresentação está marcada para acontecer às 16h, no Teatro Municipal Fausto Bellini Degani. Os ingressos gratuitos serão distribuídos nas bilheterias do teatro, com duas horas de antecedência ao início do espetáculo.

Workshop

No dia anterior da apresentação (25/08), das 8h às 11h, o GRUPO ministrará oficina para formação de educadores na Escola Alzira Acra. O workshop terá três horas de duração e 30 vagas abertas.
De acordo com Mirtes Júlia, que é a coordenadora geral e responsável técnica do projeto, “o Grupo EMCANTAR é referência na associação entre cultura e educação, seja em ações do grupo artístico ou na atuação em projetos sociais em Minas Gerais. A ideia de circular com esse espetáculo e oferecer oficinas a educadores é para então compartilhar essa experiência com mais pessoas e convidar o público a se divertir com canções, brincadeiras e novas formas de se contar estórias, que são maneiras de se expressar no mundo e em sociedade, além da possibilidade de contribuir para uma formação mais humana para crianças e adultos.”
A turnê EMCANTAR 2018 - “A nova estória da Dona Baratinha” foi viabilizada por meio do Programa da Ação Cultural (ProAC) da Secretaria Estadual de Cultura do Governo do Estado de São Paulo. O patrocínio é do Instituto Algar e o apoio institucional do Sicoob Aracoop. A produção é da Vagalume Produções. As oficinas têm parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Batatais. A turnê inédita de 2018, que já passou pela cidade de Franca, Ribeirão Preto, Indaiatuba e São Carlos, vai fazer mais cinco paradas pelo interior de São Paulo. O Grupo se apresentará em Campinas no dia 28 de agosto.

Sobre o espetáculo

Com atuação das atrizes Viviane Rodrigues e Ana Lopez, que também dirige a peça, o espetáculo contará com os arranjos do músico Carlos Júnior, unindo o teatro, a literatura e a música.
Na ‘nova estória da Dona Baratinha’, a narrativa tradicional ganha uma nova roupagem, que satiriza esse padrão de sonho feminino. Nela a Barata passa a duelar com o Narrador – que insiste em contar a tradicional estória. Sem medo da tradição, das imposições sociais e da figura masculina, ela desabafa quais são suas verdadeiras vontades, de barata-mulher independente.
A excêntrica figura da nova Dona Baratinha pretende viajar o mundo para realizar o sonho de ser uma grande cantora. Fala em tom afrancesado, quer ir para Paris. Ela não se importa com os pretendentes que aparecem, pois esse não é seu único foco. Uma tragédia como a morte do Senhor Ratão não a impede de ser feliz.
Durante a peça, o Senhor Narrador também é um personagem. Ele ainda não sabe que a barata modificou suas ideologias e tenta contar a história como se ela tivesse os mesmos desejos de constituir uma família e um lar. O resultado é uma ‘briga’ hilária entre os dois, que precisa do público para ajudar a solucionar essa estória.

Galeria deFotos