Escola Municipal Esther Vianna Bologna promove atividades que incentivam o protagonismo juvenil

19/07/2018

A Escola Municipal Esther Vianna Bologna, localizada no Bairro Antônio Romagnoli, atende cerca de 600 alunos nos períodos manhã e tarde. Além disso, é a única unidade da Rede Municipal que atende os anos finais do Ensino Fundamental (6° ao 9° ano), com crianças e adolescentes na faixa de 11 a 14 anos. Nesse sentido, visando garantir os direitos de aprendizagem para os alunos que estão no início de em uma fase de importantes mudanças físicas, psicológicas e sociais que marcam a passagem da infância para a idade adulta, a Escola tem procurado realizar atividades que envolvam o protagonismo juvenil, a valorização da cultura e da identidade, fortalecendo a participação dos alunos no processo educacional. Para isso, toda a comunidade escolar (gestores, professores, pais e alunos) promoveram e participaram de diversas atividades neste primeiro semestre letivo, entre as quais: o Arraiá Junino, a Semana do Hip Hop e a Copa do Esther.
Na semana do Hip Hop foi realizado bate papo com os alunos sobre Mulheres da Cultura Hip Hop e Empoderamento Feminino. Uma necessidade de mostrar o lado forte feminino dentro da cultura, combater o machismo através da conscientização e também incentivar as mulheres a ocupar cada vez mais os lugares sonhados. O objetivo da atividade foi utilizar o Hip Hop como ferramenta de conscientização através da informação, principalmente para crianças e adolescentes da periferia. Trabalhar a melhora da auto-estima, a preservação, disseminação e valorização das culturas e artistas periféricos. Proporcionar lazer, atividade física e cultural, incentivando crianças, jovens e a comunidade a inserir atividades culturais no seu dia a dia.
Outra ação realizada pela escola foi o Arraiá Junino, na qual foi realizado uma grande quermesse, com apresentações de danças, brincadeiras, brinquedos, barracas de comidas e bebidas. Para aquecer o coração dos participantes e poder ver toda a comunidade envolvida, vários binguinhos foram cantados, com premiações para todos os gostos e idade. O Arraiá contou com grande participação da comunidade e cumpriu com o objetivo de incentivar a aproximação entre as famílias e a escola.
E já nas últimas semanas de aula, devido ao interesse generalizado pelo acontecimento da Copa do Mundo e atendendo ao interesse educacional de vincular a aprendizagem a elementos significativos foi realizado ‘A Copa do Esther’. A atividade reuniu alunos e professores em atividades e jogos que abrangiam conhecimentos gerais e específicos sobre o evento mundial, assim como a promoção do conhecimento e a reflexão sobre a participação do Brasil nas Copas do Mundo e seu impacto histórico-cultural do provo brasileiro. Acrescenta-se ainda, a realização do interclasse como atividade conjunta a este contexto. O momento foi uma reunião de descontração, envolvimento, aprendizagem e espírito de equipe entre alunos, funcionários e professores que resumiram a ação como ‘diversão e conhecimento’, estimulando o protagonismo juvenil’.
O Protagonismo Juvenil também ocorreu na ação da diretoria do Grêmio Estudantil, que ciente da carência de algumas famílias, bem como das instituições de atendimento do município, se propôs a fazer diferença na vida de algumas pessoas, arrecadando gêneros alimentícios e produtos de higiene pessoal pelos bairros próximos à escola e junto aos alunos que quiseram realizar doações.
Desse modo, os alunos exerceram a cidadania, desenvolveram autonomia e senso crítico e principalmente aturam para articular pessoas e ações que em conjunto, podem fazer a diferença para uma sociedade mais justa e igualitária.
Os alimentos arrecadados foram destinados a algumas famílias da própria escola que estavam com dificuldade financeira e para a entidade Casa da Divina Misericórdia, que realiza um importante trabalho social no Município.