Batatais sediou Concurso Regional de Moda Inclusiva

21/06/2018

Batatais sediou Concurso Regional de Moda Inclusiva

Batatais sediou na tarde de Quarta-feira, 20 de Junho, etapa regional do ‘Concurso Moda Inclusiva’ promovido pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo. Na oportunidade, assistidos pela Apae e Abadef desfilaram também apresentando projetos de roupas acessíveis.
O Vereador Gustavo Rasteli foi quem teve a iniciativa de solicitar a realização do evento em Batatais. “Gostaria de agradecer a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, por ter aceitado meu convite e realizado o Concurso em nossa cidades, e também aos parceiros: Apae Batatais, ABADEF, OAB Batatais e a Prefeitura Municipal”, ressaltou. O Vereador também agradeceu o corpo de jurados, formando por logistas batataenses: Marcia, da Popimar; Mari, da Queda Livre; Aninha, da Millenium; Elaine, da Nova Grife e Camila, da Feronia.
O autor do look escolhido estará agora entre os finalistas do 10º Concurso Moda Inclusiva Internacional e ganhará o tecido para confeccionar o traje proposto para apresentá-lo na ocasião.

Projeto Estadual:

Quando se fala em garantir os direitos das pessoas com deficiência, deve-se sempre pensar da maneira mais abrangente possível. Atender às suas necessidades não se restringe, apenas, a construir uma rampa para o acesso de cadeirantes, ou a garantir uma prótese para quem precisa. Essas medidas, fundamentais, não devem ocorrer de forma isolada. A inclusão total depende de um conjunto de ações que permita às pessoas com deficiência se sentirem, de fato, integradas à sociedade. Isso significa, sim, que haja rampas, que órteses e próteses sejam oferecidas. Mas significa, também, dar a possibilidade para que as pessoas façam suas opções. Possam escolher, por exemplo, para onde ir e quando ir. E, claro, escolher como as pessoas sem deficiência as vestimentas adequadas para cada ocasião. Uma das maneiras de se alicerçar este processo isto é, permitir a acessibilidade a trajes adequados foi por meio da idealização dos concursos. É por isso que a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência tem organizado o Concurso de Moda Inclusiva que agora conta com a edição internacional. O Concurso Moda Inclusiva faz com que jovens estilistas lancem um novo olhar e soluções que facilitem o cotidiano da pessoa com deficiência. E permite que elas sejam as protagonistas da passarela e ganhem as ruas com elegância e estilo.