Prefeito Zé Luis vai a São Paulo para tratar do futuro da Floresta Estadual

10/05/2018

Prefeito Zé Luis vai a São Paulo para tratar do futuro da Floresta Estadual

Na Terça-feira, 8 de Maio, o Prefeito José Luis Romagnoli esteve em São Paulo para um compromisso importante na Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Acompanhado pelo Deputado Rafael Silva ele foi recebido em audiência pelo Secretário Maurício Brusadin para tratar sobre a questão da Floresta Estadual de Batatais.
No encontro ficou acertado, definitivamente, que a área não será mais privatizada, colocando um ponto final nessa história que gerou muita polêmica desde Abril do ano passado. “Quero agradecer o Deputado Rafael Silva pelo empenho e contribuição nesse período. Agora buscaremos uma destinação para a área do Horto Florestal que a nossa população espera”, ressaltou o Prefeito Zé Luis.
Na conversa, bastante produtiva com o Secretário Estadual do Meio Ambiente, o Prefeito propôs a criação de um grupo de estudos no sentido de buscar a transformação do Horto em uma Unidade de Conservação, o que ampliaria o espaço de reserva de mata nativa de 30% para mais de 50%, e permitindo a utilização também para outras finalidades, como ponto de atração turística, manejo sustentável entre outras ações que buscam melhorar a estrutura para o cidadão batataense e turistas que futuramente poderão utilizar o local.
O Prefeito Zé Luis desde o primeiro momento batalhou contra a privatização do Horto, fazendo inclusive o tombamento da área pela Prefeitura Municipal a fim de impedir a ocupação desordenada e a utilização sustentável do espaço. Com isso, qualquer alteração no local deve ser aprovada antes pelo Conselho do Patrimônio Histórico, Arquitetônico e Cultural da cidade, o Comphac. “O tombamento foi fundamental para que chegássemos nesse importante momento. Contamos agora com o envolvimento e auxílio de todas as pessoas interessadas na preservação desse patrimônio”, concluiu o Prefeito.