Secretária de Saúde de Batatais coordena um dos debates no 32º Congressos de Secretários Estaduais em Rio Claro

12/04/2018

A Secretária Municipal de Saúde de Batatais, Luciana Nazar Arantes, que é uma das diretoras do COSEMS/SP, será uma das coordenadoras de debates no 32º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, que será realizado em Rio Claro entre os dias 18 e 20 de abril. Com o tema central ‘30 anos de SUS: SUStentabilidade para garantia do Direito à Saúde – Aumento do financiamento federal e estadual!’, o encontro contará com mais de 1.500 participantes.
Serão três dias de inúmeras atividades acerca do sistema público de Saúde do estado de São Paulo, com a presença de importantes autoridades do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e dos municípios paulistas. Cursos, grandes conversas, rodas de conversas, feira de expositores, além da 15ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios e o 8º Prêmio David Capistrano farão parte da programação do evento, que promoverá também o espaço Gilson Carvalho, espaço de confraternizações, debates, exposições, lançamentos e apresentações especiais.
O tema que será coordenado pela Secretária Luciana é ‘Estratégias de Apoio para Fortalecimento da Gestão Municipal’. “Um dos maiores desafios de um Gestor Municipal de Saúde está relacionado com uma gestão estratégica, que se torna peça fundamental para assegurar o acesso integral da população à promoção, proteção e recuperação da saúde. Tal fortalecimento depende, todavia, da participação decisiva dos secretários de Saúde, o que de fato já vem ocorrendo na grande maioria dos municípios, com a intensificação de projetos de apoio à gestão que visam apoiar os gestores municipais na construção de uma gestão municipal efetiva e capaz de assegurar um SUS com integralidade do cuidado e qualidade da assistência prestada à nossa população”.