Secretaria Municipal de Meio Ambiente confecciona Papa-pilhas

18/12/2017

Secretaria Municipal de Meio Ambiente confecciona Papa-pilhas

Os aparelhos eletroeletrônicos estão no dia-a-dia das pessoas. Para que todos esses aparelhos possam ser utilizados, os mais diversos tipos de pilhas e baterias são empregados. Finas, compridas, largas, de grande ou pequena capacidade os também chamados acumuladores de carga são amplamente utilizados – e também descartados. Quando descartados incorretamente podem contaminar o meio ambiente e consequentemente os seres humanos, causando diversas doenças e atingindo diversos órgãos como pulmões, rins e sistema nervoso. Pensando no descarte realizado de maneira incorreta, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente confeccionou Papa-pilhas para serem distribuídos em diversos prédios públicos do Município. Visando o reaproveitamento de materiais, os Papa-pilhas foram construídos utilizando restos de canos de PVC do Departamento de Água, rolos de fios de nylon utilizados nas roçadeiras do Setor de Praças, Parques e Jardins e restos de madeira da Marcenaria. Na Secretaria haviam diversos colantes de Papa-pilhas quando estes foram feitos anos atrás, com outros materiais, também reutilizados. O resultado foram dez Papa-pilhas que serão entregues a partir de 2018. A Secretaria alerta para que toda a população faça o descarte correto de pilhas e baterias. Em diversos prédios públicos, incluindo a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, existem coletores de pilhas. Em 2017 foram enviados 60 kg deste material e uma coleta de 64 kg está programada para janeiro de 2018. Junto com os Papa-pilhas serão entregues cartazes com instruções básicas sobre o que pode e o que não pode ser descartado nestes coletores. As instruções visam orientar a todos pois em coletas já realizadas a Secretaria encontrou restos de alimentos, papéis, canetas, pedras e outros materiais que deveriam ser descartados em outros locais.A Secretaria Municipal do Meio Ambiente agradece a todos que auxiliaram na confecção destes coletores!