Secretaria Municipal de Saúde divulga a Campanha Fique Sabendo 2017

28/11/2017

Secretaria Municipal de Saúde divulga a Campanha Fique Sabendo 2017

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Municipal de DST/Aids, sempre fez campanhas de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)durante o ano todo, no entanto, neste ano, em função do ‘Dia Mundial de Luta Contra a AIDS’, comemorado no dia 1º de dezembro, serão distribuídos preservativos em pontos estratégicos da cidade junto com brindes, incentivando a população realizar os testes rápidos  e adotar mudanças de comportamento nas relações sexuais. A campanha ‘Fique Sabendo’ alerta sobre a importância da testagem está ocorrendo no CTA, situado à Praça Dr. José Arantes Junqueira.

Tendo como objetivo a prevenção do HIV/ Sífilis e a conscientização da população, por meio da realização de testes rápidos, a Campanha é totalmente gratuita e aberta ao público. Qualquer pessoa pode procurar um dos locais de realização dos testes. Uma das mais bem sucedidas estratégias do Ministério da Saúde no combate à epidemia é o Fique Sabendo, ação direcionada à ampliação do diagnóstico precoce da população. O diagnóstico precoce permite encaminhamento e tratamento adequados, além de aumentar a qualidade e expectativa de vida da pessoa, por isso o teste rápido é indicado como importante ferramenta de saúde pública.Dentre as metas da campanha estão testar pessoas sexualmente ativas, principalmente as que nunca realizaram o teste de HIV e Sífilis na vida; acessar e sensibilizar as pessoas mais vulneráveis ao HIV e acompanhar todos os casos positivos até que cheguem à Unidade de Referência para tratamento. Além da testagem para HIV, a Campanha oferece também a testagem para Sífilis em razão do aumento de casos notificados da doença.A epidemia de Aids no Brasil, está estabilizada comparada à epidemia da Sífilis. Atualmente, o quadro da epidemia de Sífilis e Sífilis Congênita no Brasil, mostra-se com um aumento superior ao do HIV. – O Ministério da Saúde lançou, no final do ano de 2015, um novo protocolo de tratamento para pessoas com HIV. Uma das principais inovações é possibilitar que o paciente inicie o tratamento logo após a confirmação da presença do vírus no organismo. A medida amplia a qualidade de vida da pessoa em tratamento e reduz a possibilidade de transmissão do vírus. Já nestes dois últimos anos, foram intensificadas as ações e medidas para o combate à Sífilis e Eliminação da Sífilis Congênita. Segundo dados do Ministério da Saúde houve um aumento de 2.000% de casos de sífilis no Brasil desde 2010 quando foi lançado a meta de Eliminação da Sífilis Congênita. As causas prováveis deste aumento estão: o baixo índice do uso do preservativo nas relações sexuais; o desabastecimento da medicação Penicilina Benzatina, usada para tratamento e cura, que ocorreu há alguns meses atrás, por falta de matéria prima do fornecedor; o aumento das notificações que anteriormente eram subnotificadas e outras como dificuldades individuais/pessoais, culturais e econômicas de acesso ao serviço de saúde. A falta de uso do preservativo nas relações sexuais e o não conhecimento da sorologia é hoje um dos desafios a serem enfrentados no combate às ISTs no país. Principalmente no mês de Dezembro, e durante o ano todo, trabalhamos para atingirmos a meta de combate à Sífilis e ao HIV.

FAÇA OS TESTES e USE CAMISINHA. Procure o CTA no antigo Pronto Socorro ao lado do Fórum ou sua unidade de saúde mais próxima. Maiores esclarecimentos ligue 3662-2793. O cronograma da Campanha Fique Sabendo na cidade é o seguinte: Dia 27/11 segunda-feira das 08 às 10 horas, no CTA-Egydio Ricco; dia 28/11 terça-feira das 8 às 16 horas no CTA; dia 30/11 quinta-feira das 8 às 16 horas, no CTA-Egydio Ricco; dia 01/12 sexta-feira das 8 às 16 horas, no CTA-Egydio Ricco e dia 3 de dezembro, domingo, das 8 às 11 horas, na UBS Vila Lídia. No dia 1º de dezembro, que é o ‘Dia Mundial de Luta contra a Aids’, será realizado pedágio em 3 semáforos: Droga Lourdes, Tiro de Guerra e Ana Luiza.