Batatais recebe Exposição ‘Abreu – Cartas de Amor e Sonhos’

25/10/2017

Revelar a vida e obra do Poeta Rodrigues de Abreu por meio do relacionamento do escritor com sua amada, Aracy do Prado Valente. Esse é o objetivo da exposição ‘Abreu – Cartas de amor e sonhos’, cuja abertura acontece 28 de outubro, às 18 horas, no Teatro Municipal Fausto Bellini Degani, em Batatais. A entrada é gratuita. Na cerimônia, será realizada leitura de algumas das cartas de Abreu para Aracy; além disso, irão se apresentar integrantes da Banda Musical Dr. Washington Luis e do coral Baitata.

As cartas do poeta são apresentadas nas instalações e pinturas murais impressas em painéis de autoria da artista plástica e curadora da exposição, Raquel Fayad, e representam o escritório de Rodrigues de Abreu e o quarto de Aracy. Organizados pelo pesquisador Luiz de Almeida, textos que revelam a obra e a trajetória do escritor também fazem parte da mostra. Há espaço ainda para a participação do público, que será convidado a escrever cartas de amor e deixá-las à mostra em um varal de cartas. Em troca, o visitante poderá levar para casa uma das cartas do poeta, impressa em papel. “Muitos foram os letristas que se apaixonaram extasiados pelos textos de Rodrigues, tais como: Amadeu Amaral, Mário de Andrade, Manuel Bandeira e Menotti Del Picchia, Drummond de Andrade, Plínio Salgado. Paulo Setúbal chegava às lágrimas ao ler poemas de Rodrigues. Eram amigos. Para Plínio Salgado, ‘Rodrigues foi maior do que todos os nossos fazedores de estilos’. Menotti Del Picchia disse: ‘Rodrigues de Abreu é um dos maiores poetas brasileiros… É o Cristo da nova geração”, frisa o texto de divulgação da mostra.

Rodrigues de Abreu é reverenciado em Capivari, sua terra natal, e em Bauru, onde estão seus restos mortais. A exposição “Abreu – Cartas de amor e sonhos” fica no Teatro Municipal Fausto Bellini Degani, em Batatais, até 3 de dezembro.

Exposição “Abreu – Cartas de amor e sonhos”

Teatro Municipal Fausto Bellini Degani

Praça Dona Carolina Zaneti Soriani, s/nº, Centro, Batatais – SP