Realizada a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social

03/08/2017

Realizada a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social

Na segunda-feira, 31 de Julho, no Salão Paroquial do Santuário do Senhor Bom Jesus da Cana Verde, foi realizada a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema ‘Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS’.

A Conferência contou com a participação dos usuários da Política Municipal de Assistência Social, das entidades da Rede Socioassistencial Privada, dos equipamentos públicos CRAS e CREAS, dos Conselhos de Assistência Social, de Direitos da Criança e do Adolescente, do Conselho Tutelar, do Conselho do Idoso, representantes dos Trabalhadores do SUAS – Sistema Único de Assistência Social, representantes do OAB local, Poder Legislativo, Poder Executivo na pessoa do Assessor de Gabinete o Senhor Fabiano Marques de Paula, da Gestora Municipal de Assistência Social a Senhora Renata Krebsky Darini Silva.

A temática foi discutida pela palestrante Gislaine Alves Liporoni Peres que brilhantemente discorreu sobre o tema central: “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”, considerando a necessidade de avaliação da situação atual  e dos avanços do SUAS, da garantia das  seguranças socioassistencias afiançadas pela Política Municipal de Assistência Social, da equidade dos direitos, e da qualidade das proposituras a serem deliberadas pela plenária da 11ª Conferência com vistas a um processo de conquistas e efetivação do papel da Assistência Social como política garantidora de direitos.

A plenária foi dividida em grupos que trabalharam a temática que foi distribuída em quatro eixos,  onde foram deliberadas proposituras locais, para o âmbito Municipal, Estadual e da União. Estas proposituras foram aprovadas posteriormente pela plenária através de votação pelos delegados definidos pela Comissão Organizadora. Estas deliberações serão encaminhadas posteriormente à Gestão Municipal, ao Estado para compor assim, as deliberações gerais que serão aporte para as demais instâncias no processo conferencial quais sejam: Conferência Estadual e Nacional de Assistência Social.

Irão representando nosso município na Conferência Estadual 02 (dois) delegados um representando o Poder Público e um representando a Sociedade Civil. Esses delegados agregam-se aos demais delegados do Estado de São Paulo que participarão na Conferência Estadual de Assistência Social, nos dias 3, 4 e 5 de outubro de 2017, em local ainda a ser definido pelo Estado.