Atividades das Creches Municipais são retomadas com análises das novas propostas de acompanhamento das crianças

25/07/2017

Retomando as atividades das Creches, as educadoras do Berçário II da Rede Municipal, que utilizam o Inventário Portage como estratégia de trabalho, reuniram-se para mais um dia de análise e reflexão sobre as possibilidades e limitações do uso desse inventário nessa faixa etária. Orientado pelo CEDAP (Centro Educacional de Desenvolvimento e Apoio Profissional), a psicóloga Letícia Melani e a coordenadora Márcia Bonfá tem direcionado os encontros com vistas a qualificar as educadoras e torná-las multiplicadoras desse trabalho na rede, dentro de uma proposta de formação em serviço pelos próprios pares. Hoje, o grupo é formado por 8 educadoras.

Inúmeras pesquisas indicam sobre a importância da primeira infância para formação da personalidade, desenvolvimento neuropsicomotor e socialização. Enquanto primeira etapa da educação, a creche é um espaço importante para auxiliar tal desenvolvimento. Diante disso, a Secretaria Municipal de Educação de Batatais- SME e oCEDAP vem trabalhando o projeto de intervenção nas Instituições Creches utilizando o Inventário Portage Operacionalizado- IPO. O IPO traz uma descrição de comportamentos de crianças de 0 a 6 anos de idade com o objetivo de construir um parecer para posterior intervenção, pois através da sua aplicação pode-se visualizar o seu desempenho, usá-lo para elaborar uma intervenção e avaliar os progressos da criança ao longo e depois de um período de intervenção. Não é um ‘livro de receitas’, mas sim um sistema de apoio ao educador para ajudá-lo a descobrir o que a criança já aprendeu, apresentar alternativas do que ensinar e sugerir maneiras diferentes de se ensinar as habilidades escolhidas. O IPO é composto de 580 comportamentos divididos em cinco áreas do desenvolvimento (socialização, cognição, linguagem, auto-cuidados e desenvolvimento motor) e ainda introduz um campo de estimulação infantil.