14 de março com belas apresentações das escolas municipais na Praça do Santuário

17/03/2017

A Praça Cônego Joaquim Alves, a Praça do Santuário Bom Jesus, ficou movimentada, colorida e alegre na terça-feira, 14 de março, data do aniversário de ’178 anos’ de emancipação político administrativa de Batatais.

A programação contou com apresentações das escolas municipais, rua de lazer, com brinquedos infláveis, e o plantio de uma nova árvore ‘Ficus elástica’, da mesma espécie que foi retirada recentemente. “Era uma árvore de grande porte que infelizmente morreu. A sua retirada rápida se deu por questões de segurança. Agora um novo exemplar foi plantado e vamos cuidar com o máximo de carinho”, informou Paulo Bergamo, da Secretaria de Meio Ambiente. O plantio foi feito pelo prefeito José Luis Romagnoli, acompanhado de alunos da Rede Municipal de Ensino.

As escolas municipais de ensino fundamental escolheram cada uma um evento tradicional de Batatais para referenciar sua apresentação. O Caic lembrou da ‘Festa de Santos Reis’, que ocorre sempre no mês de janeiro. A Escola Braga Morato destacou o tradicional ‘carnaval’, onde nossa cidade possui um dos maiores eventos do gênero no interior do Estado. A ‘Festa do Peão’ foi tema da Escola Célia Bueno Cavalcanti Albuquerque. A ‘Feira do Livro’, que a cada ano vem crescendo e envolvendo mais alunos e a comunidade em geral, também foi lembrada pelo CAIC Professor Gilberto Dalla Vechia. O ‘Festival de Música Popular Brasileira de Batatais’, realizado com objetivo de estimular a criatividade e valorizar a cultura musical foi tema da Escola Municipal Professora Anna Bonagura de Andrade. Um dos principais eventos da cidade, a ‘Festa do Leite’, que foi iniciada em 1968, teve a Escola Padre Benito como responsável pela apresentação. A Escola Esther Viana levou a capoeira para divulgar a ‘Festa do Folclore’, realizada anualmente no mês de agosto. Encerrando as apresentações, a Escola Alzira Acra de Almeida animou o público presente com a música italiana ‘Sicilia Tarantella’, destacando o Festival Gastronômico e Cultural di San Gennaro de Batatais, a ‘Festa di San Gennaro’.

A data de aniversário da cidade ainda contou com o ensaio aberto do ‘Que Bloco e Esse?’, no período da tarde, também na Praça do Santuário. Cantando, dançando, tocando e expandindo muita energia, os integrantes seguiram o trabalho que homenageia a raiz africana e todos os tipos e cores de seus frutos. Ainda ocorreu a oficina ‘A Música do Filme, com Tony Berchmans, no Centro Cultural Professor Sérgio Laurato e a apresentação do grupo ‘Cisco no Zoio’, no Coreto da Praça, todos com boa presença da população.