Confira a Agenda Cultural do Departamento de Cultura de Batatais

15/03/2017

Confira a Agenda Cultural do Departamento de Cultura de Batatais

Museu batataense volta a realizar passeios monitorados pelo centro histórico

Nesse mês de março o Departamento Municipal de Cultura recomeça os passeios monitorados pelo Centro Histórico de Batatais. A atividade faz parte do programa de Educação Patrimonial do Museu Histórico e Pedagógico Dr. Washington Luis, sendo monitorado pela responsável pelo Museu, Alessandra Baltazar.

O passeio tem duração de aproximadamente uma hora e passa pelos principais pontos históricos do centro de Batatais, com informações sobre arquitetura e personalidades. O agendamento é realizado a partir de um grupo de no mínimo 7 pessoas e não há nenhum tipo de custo aos participantes.

Mais informações podem ser obtidas diretamente no Museu, na Estação Cultura José Olympio ou pelo telefone (16) 3761-7071.

Cine Clube de Batatais realiza enquete para definição do filme de abril

O Cine Clube de Batatais está com uma enquete em sua página no facebook (www.facebook.com/cineclubebts) para que os amantes do cinema votem no filme que será apresentado no mês de abril. São três opções: Janela Indiscreta (1954), Bullying (2009) e Alien – O oitavo passageiro (1979).

A apresentação ocorre no auditório do Centro Cultural Professor Sérgio Laurato, uma vez que os equipamentos são disponibilizados na parceria com a Prefeitura de Batatais, por intermédio do Departamento Municipal de Cultura. A entrada é gratuita.

Comunidade é convidada a prestigiar a formatura de alunos do curso de violão do Departamento de Cultura

No próximo dia 30 de março o Centro Cultural Professor Sérgio Laurato será palco de mais uma formatura de alunos do professor de violão, Amilton dos Santos. A apresentação de conclusão de curso, terá início às 20 horas e a população é convidada a prestigiar.

Segundo o instrutor, são quatro alunos que frequentam aulas no Núcleo Musical Major Antão Fernandes e também na Maxton Oficina de Talentos. Amarildo da Silva de Deus, Geraldo Avelar, Lucas Silva de Paula e Marcos Rodrigo dos Santos se apresentarão individualmente e também em conjunto, tendo a ex-aluna do Núcleo Musical, Adriana Mara Cândido, que hoje se especializa na área musical na USP, como convidada especial. “É um momento de grande alegria para os alunos e para nós que os acompanhamos durante vários meses. Deixamos o convite aos familiares, amigos e a todos para que prestigiem”, frisou o professor Amilton.

Um olhar para o meu lugar é tema de exposição na Estação Cultura

Foi aberta em 8 de março, Dia Internacional da Mulher, no Espaço Literário Editor José Olympio, na Estação Cultura de Batatais, a Exposição ‘Um olhar para o meu lugar’. Com fotos de Batatais antiga, homenageando os imigrantes, uma vez que em março de 1887 chegaram as primeiras 32 famílias italianas na cidade, também os japoneses que vieram para o Brasil com autorização do secretário de Estado do Interior, Altino Arantes, em 1908, são parte integrante dessa diferenciada exposição.

O responsável, professor José Henrique Barbieri, informou ainda, que também estão expostas fotografias de algumas mulheres que fazem parte da construção da história de Batatais, entre elas: Carmem Silvia Lima Nogueira, primeira piloto de avião (1937), professora Maria Rita Menezes Cabral, primeira suplente de vereadora (1934), Altamira Pereira Valadares, enfermeira da FEB (2ª Guerra Mundial), entre várias outras.

A Exposição ‘Um olhar para o meu lugar’, que conta ainda com a parceria da artista plástica Luciana Barbirato João Fortini, que expõe telas de flores dos jardins de Batatais, ficará aberta ao público de 8 a 31 de março, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas. A comunidade é convidada a prestigiar.