Prefeitura retira famílias do aterro sanitário e anuncia a volta da ACOMAR

15/03/2017

Prefeitura retira famílias do aterro sanitário e anuncia a volta da ACOMAR

A Guarda Municipal de Batatais, por determinação do Prefeito José Luis Romagnoli, realizou uma ação social e retirou as famílias de catadores que passavam o dia revirando lixo no aterro sanitário do município. Algumas famílias haviam montado barracos e já estavam morando no local, mais conhecido como “lixão”’.

As famílias que trabalhavam no aterro sanitário corriam riscos de saúde e também poderiam se acidentar. Além de todas as orientações sobre a insalubridade e os ricos que esse trabalho poderia causar aos catadores, eles foram encaminhados para a Associação dos Coletores de Materiais Recicláveis de Batatais (ACOMAR), que retornará os trabalhos de coleta de reciclável no município em breve.

O Prefeito relatou a preocupação com os catadores que ficavam no aterro sanitário, “É desumano e nós como gestores não podemos permitir que pessoas vivam desta forma, correndo risco de vida, pensando assim, conversamos com a ACOMAR e retornaremos os serviços de coleta de reciclável por toda a cidade”.

José Luis ainda afirmou que a coleta seletiva é essencial para a cidade, além de ser uma alternativa ecologicamente correta que desvia, no caso de Batatais, do aterro sanitário, resíduos sólidos que poderiam ser reciclados. Com isso alguns objetivos importantes são alcançados: a vida útil do aterro sanitário é prolongada e o meio ambiente é menos contaminado. “Além disso o uso de matéria prima reciclável diminui a extração dos nossos tesouros naturais”, ressaltou.