UPA de Batatais foi inaugurada com grande participação popular

18/04/2012

UPA de Batatais foi inaugurada com grande participação popular

A UPA de Batatais denominada ‘José Antônio da Silva Neto’ foi entregue oficialmente a comunidade na manhã de sábado, 14 de abril. A cerimônia de inauguração reuniu centenas de pessoas e contou com a presença de várias autoridades, entre as quais se destacaram o Deputado Federal Arlindo Chinaglia, atual líder do governo na Câmara Federal, Ronaldo Capeli, diretor regional de saúde e dezenas de prefeitos da região. O prefeito José Luis Romagnoli e a secretária de Saúde, Luciana Nazar, estavam radiantes com o momento histórico. “Somente quem acompanhou de perto toda a luta sabe do trabalho realizado para que a UPA fosse entregue nesse dia. Desde a aprovação de Batatais, passando pela confecção do projeto, liberação dos recursos, contratação da empresa responsável e a efetiva construção, tudo gerou muito trabalho, mas estamos felizes com esse dia, pois a população é quem vai ganhar e muito”, ressaltou a secretaria.

Falando em nome da família do homenageado, José Antônio da Silva Júnior fez um relato emocionado do trabalho realizado por seu pai, o saudoso Zé da Farmácia, lembrando que ele deixou exemplos de honradez e solidariedade. A senhora Cleonice Pereira da Silva, esposa do homenageado recebeu flores da secretária Luciana, em nome da administração municipal.

O diretor regional de Saúde, Ronaldo Capeli, ressaltou a grande parceria com o poder executivo de Batatais. Afirmou que o trabalho realizado pelo prefeito Zé Luis na área da saúde é exemplo. Citou a construção do centro de hemodiálises, a UTI, o atendimento regional no setor de ortopedia e a conquista da UPA.

O prefeito Zé Luis agradeceu a todos que contribuíram para viabilizar a construção da unidade em Batatais. Ressaltou a parceria do governo federal, a presença da secretária Luciana no Conselho Estadual de Secretários de Saúde e o apoio de parlamentares como o Deputado Federal Arlindo Chinaglia.

Falando em nome do governo federal, Arlindo Chinaglia, lembrou que o projeto das UPAs e do SAMU foi criado na gestão do presidente Lula. “Salvar muitas vidas isso é o que vai ocorrer com a implantação do SAMU e com o atendimento que será prestado na UPA de Batatais”, frisou.

A Unidade de Pronto Atendimento de Batatais está em uma área com 4000 metros e investimento de mais de R$ 3 milhões, entre construção e equipamentos. A implantação da UPA deu início também ao serviço do SAMU em Batatais representando investimento preventivo frente ao crescimento do tráfego e eventualmente de acidentes nas rodovias próximas a Batatais.

De acordo com dados técnicos do próprio Ministério da Saúde, a capacidade de atendimento da UPA tipo II, como a de Batatais, é de até 300 pacientes por dia, com quatro médicos, clínicos e pediatras e nove leitos de observação. Na UPA são realizados exames diagnósticos e laboratoriais, além de estabilização clínica. A administração da UPA conta com apoio do Governo federal, que vai repassar, mensalmente, R$ 350 mil para o custeio da unidade, valor que também será investido pela Prefeitura para manutenção.

O Pronto Socorro Egydio Ricco volta a atender como Ambulatório de Especialidades, com consultas agendadas. Além disso, no prédio da esquina da Praça da Matriz será implantada a Farmácia Municipal.